Participação nas atividades do Health Cluster para incorporar a saúde bucal na reabilitação do sistema público de saúde haitiano e desenvolvimento de diretrizes pós-desastre para a saúde bucal.
- Com o MSPP, a OPAS / OMS realizou avaliações pessoais de 11 clínicas odontológicas nas áreas afetadas pelo terremoto no Departamento Oeste. Os dados foram coletados sobre infraestrutura, recursos humanos, capacidade de atendimento odontológico, recursos financeiros e política e planejamento de saúde bucal. Essas informações serviram de base para o planejamento e a mobilização dos recursos e doações necessários.
- A Coalizão de Saúde Oral do Haiti mobilizou recursos e doações em espécie de material dentário no valor de US $ 100.000: 27 cadeiras odontológicas e US $ 27.000 em dinheiro. As doações foram enviadas para 18 instituições, incluindo 11 públicas, em Port-au-Prince e nos arredores após o terremoto. Foram fornecidos suprimentos para controle de infecções, restaurações dentárias, descamação dentária, consultas (para prevenção) e cirurgias dentárias.
- Dados de GPS foram coletados para cada instituição e serão usados para mapear os consultórios odontológicos no Departamento Oeste. Essa atividade será eventualmente estendida ao nível nacional para uma avaliação mais completa do sistema nacional de saúde bucal.
Trabalhar com o MSPP para o desenvolvimento de um Plano Estratégico Nacional de Saúde Bucal
- Incorporar a assistência à saúde bucal no pacote integrado de serviços oferecidos pelos programas de assistência
Obstetrícia Livre (SOG) e Cuidado Infantil Gratuito (SIG).
- Organizar o treinamento de treinadores em cuidados orais e comunitários em nível comunitário
- Traduzir para o francês e adaptar o Gerenciamento Integrado de Doenças da Infância para a criação de um módulo de saúde bucal.
Fonte:
http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/58