Serviços e Cobertura de Saúde Bucal – Argentina

12/12/2019

Iremos descrever as ações realizadas pela província de Buenos Aires, visto de cada província apresenta suas particularidades e jurisdição.

Além dos Hospitais Odontológicos e Hospitais Odontológicos Especializados,o Serviço de Guarda dos Hospitais Odontológicos do Ministério da Saúde do Governo da Cidade de Buenos Aires atende às urgências e emergências odontológicas da população 24 horas, 365 dias por ano.

O programa “Sorriso de Buenos Aires” constitui o programa de saúde bucal do governo da cidade de Buenos Aires. O componente de saúde bucal na atenção integral à saúde é a resposta científico-técnico-social às expressões particulares do processo saúde-doença em seus níveis coletivo e individual.

O objetivo geral do programa é melhorar a qualidade de vida da população por meio do componente Saúde Bucal, por meio de atividades e ações que contribuam para a diminuição da prevalência de doenças bucais.

Atividades:

  • Oficinas de saúde bucal voltadas para crianças, famílias, professores e comunidade em geral.
  • Ensino de escovação em crianças dos níveis inicial e primário de escolas públicas da cidade de Buenos Aires.
  • Triagem dentária para crianças dos níveis inicial e primário de escolas públicas da cidade de Buenos Aires para detectar a necessidade de tratamento.
  • Atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças em locais abertos à comunidade em geral.
  • Assistência odontológica abrangente.

As ações são realizadas em: Centros de Primeira Infância (CPI) do Ministério do Desenvolvimento Social da Cidade de Buenos Aires; Escolas Públicas do Ministério da Educação da Cidade de Buenos Aires; Estações Saudáveis ​​da Diretoria Geral de Desenvolvimento Saudável sob o Governo Adjunto da Prefeitura e no Setor de Saúde do Ministério da Saúde da Cidade de Buenos Aires: Programa de Saúde Escolar, Plano de Cobertura de Buenos Aires, Centros de Saúde, Centro Médico de Bairro , Centros Odontológicos, Estabelecimentos Hospitalares.

Além disso, Buenos Aires constitui uma província do programa Redes e oferece serviços como:

Saúde para escola e bairro

Oficinas de educação em saúde (EPS) destinadas às crianças para pais e professores, nas quais são abordados tópicos relacionados ao componente oral da saúde. Aplicação de verniz fluoretado em crianças de nível inicial e abordagem por meio da Técnica de Restauração Atraumática (TRA) em crianças em idade primária. Entrega de escovas de dente e suprimentos para sua execução. Controle e monitoramento

Incluindo Smiles (próteses sociais)

Destina-se à população em risco de perda de dentes, a fim de realizar não apenas uma reabilitação funcional, mas promover sua inclusão social e laboral. Inclui a promoção da saúde, atendimento odontológico e reabilitação através de próteses removíveis. Os dentistas locais são responsáveis ​​por preparar a boca do paciente (prótese adequada), registrando o controle subsequente após a entrega da prótese.

Saúde no esporte

Promoção, prevenção de acidentes no esporte e entrega de protetores bucais direcionados à população do nível primário e secundário que praticam esportes de impacto. Ele foi projetado para trabalhar com essas faixas etárias em áreas de educação não formal (clubes de bairro). Propõe oficinas sobre EPS, diagnóstico e encaminhamento oportuno da população do programa a ser atendido nos centros de saúde municipais, entrega de escovas de dente e adaptação e entrega de protetores bucais.

O programa é destinado a todas as pessoas que não têm cobertura médica (nem pré-paga nem assistência social) e que credenciam residência habitual e permanente na cidade de Buenos Aires.

Buenos Aires faz parte  do Programa nacional Redes, os serviços oferecidos estão integrados a rede. O programa tem por objetivo:

  • Coordenar as ações das políticas de saúde bucal planejadas; estabelecer padrões e procedimentos para atendimento odontológico;
  • Orientar e avaliar o perfil profissional e de desempenho dos efetores, de acordo com os requisitos de saúde da população;
  • Pactuar com os diferentes atores do sistema de saúde sobre as modalidades de abordagem das populações;
  • Definir protocolos de abordagem clínica com os diferentes efetores do sistema de saúde;
  • Atualizar os formulários do relatório;
  • Favorecer o trabalho por níveis de atenção e resolução e trabalhar em redes.

Estrategicamente, o Programa de Implementação de Políticas Públicas em Saúde Oral está organizado em duas áreas centrais (Área de Trabalho Territorial e Área de Gestão do Conhecimento), com uma coordenação que as integra e unidades funcionais de trabalho pelas Regiões de Saúde.

Fonte:

http://www.ms.gba.gov.ar/sitios/saludbucal/estrategias-territoriales/

https://www.buenosaires.gob.ar/salud/odontologia

https://www.buenosaires.gob.ar/salud/cobertura-portena-de-salud

http://www.ms.gba.gov.ar/sitios/saludbucal/institucional/