O Controle Social sistematiza e analisa a percepção da qualidade relevante e apropriada da assistência médica na Unidade Territorial de Saúde, obtida pelos Comitês Saúde Local, de acordo com os critérios, oportunidade, disponibilidade, resolutividade e relevância. Ele também acompanha a execução física e financeira dos projetos do Plano Saúde municipal, agendas anuais de operação e conformidade do regulamento interno da Instância Máxima de Gerenciamento Local de Saúde, coordena com a Instância Máxima da Gestão Local de Saúde as ações de solução para problemas relacionados à qualidade dos cuidados e serviços médicos, coordena com o Gerente Técnico da Unidade Territorial de Saúde a solução e identificação de problemas e demandas e monitora a implementação e consolidação da gestão participativa da saúde e atenção intercultural integral.
A Instância Máxima da Gestão Local de Saúde elabora seus regulamentos internos de acordo com sua realidade, com base nos padrões nacionais, garante a implementação da Saúde Familiar Comunitária Intercultural e seus modelos: Gestão Participativa e Atenção, garante a formação e o trabalho da Junta Municipal de Saúde a cada seis meses (para planejamento e monitoramento), para preparar, definir e monitorar o progresso da Estratégia Municipal de Saúde (SGA), acompanha o desempenho de toda a equipe de saúde do município de acordo com a Lei 1178 e regulamentos do Ministério da Saúde, gerencia e controla a distribuição equitativa dos recursos humanos do sistema saúde na Rede Municipal, entre outras atribuições de controle, garantindo também a qualidade de atendimento.
A principal estratégia da política SAFCI é a Promoção da Saúde, que é um processo político de mobilização social, intersetorial, transformador de determinantes sociais da saúde, realizado em corresponsabilidade entre a população organizada, autoridades, setor de saúde e outros setores. Seus meios são:
- Educação para a vida.
- Reorientação dos serviços de saúde.
- Mobilização social.
- Alianças estratégicas.
https://www.minsalud.gob.bo/images/Libros/DGPS/PDS/g_dgps_upsyms_p382.pdf
https://www.minsalud.gob.bo/images/Libros/DGPS/PDS/g_dgps_upsyms_p382.pdf