A oferta de serviços de saúde bucal do MSyD é realizada basicamente através da SEDES (Serviços Departamentais de Saúde) e dos governos municipais. O atendimento odontológico, nos estabelecimentos de saúde dos municípios, é primário, com perfil preventivo nas áreas: diagnóstico, periodontia, cirurgia dentária, endodontia e cirurgia oral. Os tratamentos normalmente realizados são: vedantes, exodontia simples, fluoretação, pulpotomias, entre outros; tratamentos cirúrgicos complexos também são realizados (exodontia de dentes retidos) e cirurgia maxilofacial em hospitais de terceiro nível.
O modelo de Atenção Integral à Saúde Bucal no sistema nacional de saúde é orientado pelos seguintes princípios da Acessibilidade: deve ser acessível geograficamente, economicamente, funcionalmente, socioculturalmente e tecnologicamente; Equidade: Serão prestados serviços de saúde bucal em relação às necessidades dos usuários e Direito à saúde bucal: como princípio constitucional que confere obrigações e direitos à pessoa, à sociedade e às instituições.
O modelo proposto de atenção à saúde bucal é integral, com ênfase na promoção e prevenção, estabelecendo um equilíbrio adequado com os componentes curativos e restauradores e uma relação complementar com a atenção médica; buscando também articular os demais setores do desenvolvimento (social, econômico e ambiental), a fim de contribuir para o desenvolvimento humano para melhorar a qualidade de vida e eliminar as disparidades na saúde, facilitando colaboração entre indivíduos, profissionais de saúde, comunidades e políticos em todos os níveis da sociedade para tirar o máximo proveito das iniciativas existentes.
Descrição dos equipamentos de consultório fixo e equipes móveis, assim como instrumentais e insumos pode ser encontrado nesse documento: https://www.minsalud.gob.bo/component/jdownloads/send/23-programa-salud-oral/273-normas-de-salud-oral. Assim como a descrição das atividades de recursos humanos.
Fontes: