Integração e Coordenação – Brasil

12/12/2019

Em 2010 foi definido a Redes de Atenção à Saúde como sendo uma rede de organização de ações e serviços de saúde, integradas por um sistema de apoio técnico, logístico e de gestão, garantindo a integralidade do cuidado. A fim de promover a integração de ações e serviços de saúde com atenção contínua, integral, de qualidade, mantendo equidade, acesso, eficiência clínica e econômica.

A Rede de Atenção à Saúde tem como forma de organização o modelo poliárquico, onde a forma de ação do sistema é proativa e contínua, baseada no cuidado de cada indivíduo realizada pelos profissionais e pelo usuário com uma busca ativa. A ênfase das intervenções é de promoção, prevenção, cuidado e reabilitação, sendo a atenção colaborativa realizada por equipes multiprofissionais e pessoas usuárias e suas famílias e com enfoque no autocuidado apoiado.

Sendo assim, temos as APS como o centro de comunicação, a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde, e encaminhando para as demais atenções (secundária e terciária) e aos centros de apoio (diagnóstico e assistência farmacêutica).

Fontes:

https://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/maio/18/2-B—Documento-de–Diretrizes-para-Organiza—-o-das-Redes-de-Aten—-o—-Sa–de-do-SUS.pdf

https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/3333/1/2saud_socie_polit_public_saud_2016.pdf