Na Costa Rica e para os fins do CCSS, o território nacional é dividido em 7 regiões de saúde. Cada uma delas é subdividida em áreas de saúde que correspondem à divisão político-administrativa do país, cuja população varia entre 15.000 e 40.000 habitantes nas áreas rurais e entre 30.000 e 60.000 habitantes em áreas urbanas. As áreas de saúde são consideradas as unidades administrativas básicas da instituição e estão a cargo de um diretor de área orientado por uma equipe técnica e administrativa chamada Equipe de Suporte. As áreas de saúde são responsáveis pela rede de serviços de saúde do primeiro nível de atenção que atua em sua área geográfica.
As equipes de suporte constituem os recursos humanos atribuídos às Áreas de Saúde para que colaborem com ações de supervisão técnica e administrativa, educação continuada e atendimento de casos de referência da E.B.A.I.S. e devem ser constituídos, no mínimo, pelos seguintes membros: 1 médico especializado em medicina de família e comunidade 1 dentista 1 farmacêutico 1 microbiologista 1 enfermeira 1 assistente social 1 nutricionista. Além disso, a equipe de suporte conta com recursos humanos da área administrativa.
Por sua vez, cada uma das áreas da saúde é subdividida em dois ou mais setores da saúde que são divisões geográficas nas quais, em média, vivem entre 4.000 e 4.500 pessoas. Cada um dos setores da saúde é responsável por uma equipe de recursos humanos chamada Equipe Básica de Assistência Integral à Saúde (EBAIS), composta por pelo menos: 1 médico geral 1 auxiliar de enfermagem e 1 assistente técnico de atenção primária à saúde (ATAPS)
A ênfase das atividades incluídas na oferta básica de serviços é a prevenção, e estas são entregues, como mencionado acima, nas modalidades intramurais (no nível da consulta externa) e extramurais (domicílio, escolas, centros de trabalho, centros de recreação). Assim, o primeiro nível de atenção constitui a porta de entrada para o Sistema Nacional de Saúde e, especificamente, para o subsistema de serviços de saúde onde, por meio do sistema de referência e contra referência, é garantido o acesso ao segundo e terceiro níveis de atenção.
Fonte: