O Ministério da Saúde possui uma diretoria especializada de vigilância em saúde, apoiada por uma rede de unidades operacionais nos níveis regional e local, focada na vigilância de eventos de saúde. O Instituto de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde apoia a vigilância epidemiológica com laboratórios e Centros Nacionais de Referência.
Desde 2002, o MS publica uma lista de indicadores sobre o estado de saúde da população. O monitoramento de 66 doenças notificáveis predomina, 11 das quais estão sujeitas a um controle mais rigoroso devido à sua importância e transmissibilidade.
O Ministério da Saúde e CCSS avaliam conjuntamente as atividades realizadas no setor da saúde. Alguns programas se auto avaliam anualmente, como compromissos de gerenciamento. Outros são monitorados com menos frequência, como a satisfação do usuário. Ambas as instituições contratam organizações públicas e privadas, incluindo agências internacionais como a Organização Pan-Americana da Saúde, para realizar análise de contexto e avaliação de resultados e impacto. Além disso, várias instituições acadêmicas, como universidades nacionais, CEPAL, Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento, implementam estudos de avaliação independentes.
Fonte: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0036-36342011000800011