Serviços oferecidos – Cuba

13/12/2019

O Sistema de Saúde Cubano está estruturado em 4 níveis:

  • Nível Primário, com ampla cobertura e baixa complexidade, composto por Equipes de Saúde Básica (ESB) responsáveis por implementar o Programa de Médico de Família (PMF).

O PMF é composto por um médico e um enfermeiro, que trabalham num Consultório responsável por cerca de 800 pessoas residentes nos quarteirões vizinhos.O Programa de Médico de Família (PMF) tem a responsabilidade de compreender o indivíduo e a seu estado de doença integrando-os num contexto de família, casa e localidade que o influenciam e por quem são influenciados, visando a prevenção de doenças e a promoção de Saúde, utilizando a consulta, a visita domiciliária e assistência educativa para a Saúde como maiores ferramentas para este fim.

O Grupo de Trabalho Básico (GTB) é uma equipa que assiste a Equipe de Saúde Básica (ESB) em programas de saúde, tais como os Cuidados de Materno-Infantis, Assistência Estomatológica, Assistência Médica do Adulto Maior e outros.

As ESB e os GTB estão organizados por Áreas de Saúde, nas quais existe um Policlínico (Hospital de pequena dimensão), para onde são encaminhadas as pessoas que necessitam de consultas de especialidade e meios complementares de diagnóstico ou de terapêuticas fora do seu alcance (Anderson, Matt et al.). Todos os Policlínicos oferecem cerca de 25 serviços, entre os quais de encontram: Eletrocardiograma de urgência e eletivo, Radiografia, Endoscopia, Ultrassonografia, Optometria, Laboratório Clínico, Imunização, Atenção Integral ao Diabético e ao Idoso, Traumatologia, entre outros. Dependendo das características da Área de Saúde a que está adstrito também poderá ter outras competências e consultas de especialidade de que esta necessite. (Diaz Novás J et al.).

  • Do Nível Secundário, de menor cobertura com maior complexidade, fazem parte os hospitais regionais e municipais, para onde os doentes são encaminhados, quando o Nível Primário é insuficiente para a resolução do seu problema. As unidades deste nível têm, assim, meios complementares de diagnóstico mais específicos e sofisticados, como laboratórios de Anatomia Patológica, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Angiografia, entre outros, que não existem nos Policlínicos.
  • Os níveis Terciário e Quaternário, de cobertura mínima e complexidade máxima, ocorrem quando há necessidade de internamento. O Terciário quando o internamento acontece para diagnóstico e/ou tratamento e o Quaternário quando a condição do doente requer Unidade de Cuidados Intensivos. Estes níveis de Cuidados de Saúde são fornecidos pelos hospitais mas também por institutos especializados.

Fonte:

https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/19944/1/Sistema%20de%20Sa%c3%bade%20Cubano%20-%20final.pdf