Serviços e cobertura de saúde bucal – Haiti

15/12/2019

Participação nas atividades do Health Cluster para incorporar a saúde bucal na reabilitação do sistema público de saúde haitiano e desenvolvimento de diretrizes pós-desastre para a saúde bucal.

  • Com o MSPP, a OPAS / OMS realizou avaliações pessoais de 11 clínicas odontológicas nas áreas afetadas pelo terremoto no Departamento Oeste. Os dados foram coletados sobre infraestrutura, recursos humanos, capacidade de atendimento odontológico, recursos financeiros e política e planejamento de saúde bucal. Essas informações serviram de base para o planejamento e a mobilização dos recursos e doações necessários.
  • A Coalizão de Saúde Oral do Haiti mobilizou recursos e doações em espécie de material dentário no valor de US $ 100.000: 27 cadeiras odontológicas e US $ 27.000 em dinheiro. As doações foram enviadas para 18 instituições, incluindo 11 públicas, em Port-au-Prince e nos arredores após o terremoto. Foram fornecidos suprimentos para controle de infecções, restaurações dentárias, descamação dentária, consultas (para prevenção) e cirurgias dentárias.
  • Dados de GPS foram coletados para cada instituição e serão usados ​​para mapear os consultórios odontológicos no Departamento Oeste. Essa atividade será eventualmente estendida ao nível nacional para uma avaliação mais completa do sistema nacional de saúde bucal.

Trabalhar com o MSPP para o desenvolvimento de um Plano Estratégico Nacional de Saúde Bucal

  • Incorporar a assistência à saúde bucal no pacote integrado de serviços oferecidos pelos programas de assistência

Obstetrícia Livre (SOG) e Cuidado Infantil Gratuito (SIG).

  • Organizar o treinamento de treinadores em cuidados orais e comunitários em nível comunitário
  • Traduzir para o francês e adaptar o Gerenciamento Integrado de Doenças da Infância para a criação de um módulo de saúde bucal.

Fonte:

http://repositorio.fo.usp.br:8013/jspui/handle/fousp/58