Acesso e Qualidade – Paraguai

15/12/2019

No final do ano de 2008, foram criadas unidades de saúde da família (USFs), a fim de alcançar a cobertura universal e aumentar o acesso a saúde. Essas unidades são compostas por uma equipe básica de saúde oferecendo atendimentos e atividades incluídas na atenção primária, como atendimentos domiciliares, integração comunitária, avaliações médicas, atividades preventivas e de promoção, assim como atividades relacionadas a educação, saneamento, organização social, entre outras.

Em 2014 foram registrados dados indicando que o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social e o IPS juntas, cobrem aproximadamente 95% da população do país, onde o IPS cobria 19% da população, 7,6% da população era segurado por outro segura de saúde, e 73,4% dependia do atendimento do MSPyBS.

A Dirección General de Vigilancia de la Salud (DGVS) tem o papel de regulamentar as atividades que tem impacto na saúde. Assim como o Instituto Nacional de Alimentación y Nutrición e o O Ministério do Meio Ambiente têm suas devidas responsabilidades em suas áreas.

Para garantir qualidade em seus programas de saúde, foram criadas diretorias com o objetivo de monitorar e avaliar os serviços de saúde, como a Diretoria de Monitoramento e Avaliação, a Direção Geral Programas e a Diretoria de Desenvolvimento de Serviços de Saúde. Direcção Médica do Interior avalia as atividades no Instituto de Previsión Socia (IPS).

Fontes:

https://www.mspbs.gov.py/planificacion/quienes-somos.html

https://www.paho.org/par/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70-perfil-de-los-sistemas-de-salud-paraguay-monitoreo-y-analisis-de-los-procesos-de-cambio-y-reforma&category_slug=sistemas-y-servicios-de-salud&Itemid=253