Integração e Coordenação – Paraguai

15/12/2019

O principal órgão que coordena o sistema de saúde do Paraguai é o MSPyBS, porém em 1996 foi criado a Superintendência de Saúde (SS) com o objetivo de apoia o Conselho Nacional de Saúde e compartilhar a reponsabilidade de coordenância com o MSPyBS. Já a vigilância, prevenção e contenção de doenças são de função do DGVS e DGPS. Além disso, o DGPS cuida dos programas nacionais de atenção à grupos da população tratando de assuntos como saúde sexual, reprodutiva e mental.

O MSPyBS possui setores que possuem responsabilidades, como o Laboratório Central de Saúde Pública que tem controla a qualidade, autorizações e registros dos laboratórios de análise. Também o Departamento de Controle do Estabelecimento, que regula as atividades de hospitais e clínicas, assim como a biossegurança.

O Instituto Nacional de Saúde (INS) regula as Universidades de medicina e enfermagem e as escolas de recursos humanos. O Conselho Regional de Saúde coordena as políticas nacionais dos municípios de saúde.

Para maiores informações, acesse o link: https://www.mspbs.gov.py/dependencias/planificacion/adjunto/17613e-ManualdeOrganizacinAprobadoORIGINAL.pdf

Fonte:

https://www.paho.org/par/index.php?option=com_docman&view=download&alias=70-perfil-de-los-sistemas-de-salud-paraguay-monitoreo-y-analisis-de-los-procesos-de-cambio-y-reforma&category_slug=sistemas-y-servicios-de-salud&Itemid=253