Em questão a cobertura dos serviços de saúde bucal no Paraguai, foi visto um acrescimento dos estabelecimentos e atendimentos. No ano de 2009 foi registrado 242 serviços odontológicos, já em 2017 esse número quase dobrou, chegando à 427.
Em pauta os programas de saúde bucal, podemos citar o Programa “Salvemos el Primer Molar”, “Paraguay Sonríe”, “Volver a Sonreír” e o “Embarazo Saludable con Boca Sana”.
O Primeiro, o Programa “Salvemos el Primer Molar” foi implementado em 2010 com o objetivo de melhorar a saúde bucal das crianças que se matriculam no programa, através de medidas de promoção, prevenção e atendimento odontológico. Engloba 54.620 estudantes de 453 escolas públicas, atendidos por mais de 500 cirurgiões dentistas. Para maiores detalhamentos deste programa, clicar no link a seguir: https://new.paho.org/par/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=387&Itemid=99999
O “Paraguay Sonríe” se trata de um Programa que realiza a reabilitação com próteses dentárias para melhoria da estética e função (mastigatória, fonação, deglutição), resultando em uma melhor qualidade de vida do paciente. É realizado por alguns hospitais e também, pelas clínicas móveis da DSBD para que regiões distantes possam também ser atendidas.
Programa “Volver a Sonreír” é um programa que atende as necessidades dos pacientes com malformações estruturais congênita (fenda labial e palatina). Há um Centro Nacional de Referência de atendimento permanente.
Por último, o Programa “Embarazo Saludable con Boca Sana” é voltado para as mulheres grávidas do Paraguai, com o objetivo de melhoria da saúde e qualidade de vida desse grupo que passa por um período de maior vulnerabilidade. Tem ações como trabalhar em conjunto com a equipe de saúde para prevenir e/ou tratar as doenças mais frequentes da cavidade oral de gestantes e recém-nascidos; fornecer informações essenciais sobre hábitos de higiene e alimentação adequados para melhorar e manter a saúde bucal; replicar, por meio da gestante, medidas preventivas e educacionais de boa saúde bucal para sua família e, principalmente, para o recém-nascido; fornece atendimento abrangente às mulheres grávidas em consultas odontológicas por meio de tratamentos preventivos e restauradores, com ênfase na solução de suas necessidades mais urgentes; reduzir a prevalência e incidência de cárie dentária e doença periodontal em mulheres grávidas.
Fontes:
http://portal.mspbs.gov.py/bucodental/programas/