Edital para seleção de pesquisadores

O Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo torna público o presente edital para a seleção de pesquisadores/as para participação na Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – Modernismo: Disputas em Torno do Moderno e de Projetos de Nação, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 03 e 07 de julho de 2023.

1.Objetivo da chamada

Esta chamada pretende selecionar até 100 pesquisadores/as (mestres/as, doutorandos/as, doutores/as, pós-doutorandos/as e pós-doutores/as) para a Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – Modernismo: Disputas em Torno do Moderno e de Projetos de Nação, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 03 e 07 de julho de 2023. As atividades serão realizadas nas dependências do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, sediado no Complexo Brasiliana, na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 78, Cidade Universitária, São Paulo. Atividades culturais em outros espaços da capital também estão previstas.

A ESPCA propõe-se a realizar um balanço crítico do modernismo no Brasil, impulsionado pelos debates em torno das comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em fevereiro de 1922. Sob o signo do moderno, na década de 1920, entrechocavam-se diferentes projetos de nação. Pretende-se situar o modernismo na trama desses projetos, fugindo das explicações homogeneizadoras e ingênuas que consagram polarizações em lugar de enredamentos múltiplos e dimensões entrecruzadas por aproximações interdisciplinares. A ESPCA organiza-se em torno de quatro módulos: política, artes e literatura, educação e cultura(s), congregando estudiosos de diversos campos do conhecimento (Artes, Educação, Música, História, Literatura, Estudos de Gênero, Ciências Sociais e Relações Étnico-raciais).

A ESPCA, por meio de apoio da FAPESP, subvencionará integralmente as passagens rodoviárias e aéreas (classe econômica), bem como sete diárias para cada um/a dos participantes residentes fora de São Paulo capital e da Grande São Paulo.

  1. Requisitos

Os/as candidatos/as deverão ter desenvolvido ou estar desenvolvendo pesquisas relacionadas ao modernismo no Brasil da primeira metade do século XX, abordando objetos atinentes aos seguintes eixos temáticos: política, artes e literatura, educação e cultura(s).

Serão aceitas, exclusivamente, inscrições de mestres, doutorandos/as, doutores/as, pós-doutorandos/as e pós-doutores/as, brasileiros/as ou estrangeiros/as, provenientes de instituições públicas ou privadas, residentes ou em permanência no Brasil.

  1. Termos e obrigações

Os/as pesquisadores/as selecionados/as para a presente ESPCA deverão encontrar-se na sede institucional do evento, em São Paulo, nas datas de sua realização (de 03 a 07 de julho de 2023), participando ativamente de todas as atividades acadêmicas elencadas no calendário do evento.

A subvenção de transporte terrestre/aéreo e diárias será direcionada aos/ás participantes não residentes na capital e na Grande São Paulo. Não está previsto o pagamento de remuneração (pró-labore) aos/ às participantes.

Os/as participantes que estejam recebendo subvenção de pesquisa da FAPESP, em qualquer de suas linhas, são fortemente encorajados/as a participar da ESPCA. Contudo, não serão elegíveis para o recebimento do aporte financeiro previsto para transporte e diárias, visto que podem recorrer à reserva técnica de suas bolsas.

Os/as participantes beneficiados/as com a subvenção de transporte terrestre e aéreo deverão entregar no dia 03 de julho para a organização da ESPCA o cartão de embarque (aéreo) ou o comprovante de passagem (terrestre), sem o qual não poderão receber as diárias e o certificado de participação no evento.

  1. Inscrições

As inscrições estarão abertas entre 28 de fevereiro e 14 de abril de 2023. O/a candidato/a deverá preencher o formulário de inscrição incluindo cópia digital em PDF da seguinte documentação:

  1. Currículo Vitae, modelo Lattes-CNPq.
  2. Carta de interesse circunstanciada em português ou em inglês, destacando a ligação da pesquisa do/a candidato/a com a temática e os objetivos da ESPCA e informando a instituição à qual encontra-se vinculado (duas páginas) e eventual instituição de fomento.
  3. Histórico escolar acadêmico atualizado (se for o caso).
  4. Carta de recomendação do orientador ou do supervisor de pesquisa (se for o caso.

É de responsabilidade do/a candidato/a a inclusão da documentação legível indicada no formulário de inscrição eletrônico. Somente serão aceitas inscrições feitas online no formulário da ESPCA dentro do prazo previsto no edital.

Todos os prazos devem ser rigorosamente respeitados.

As inscrições somente serão validadas se a documentação estiver totalmente de acordo com o que é solicitado no edital. Inscrições incompletas não serão consideradas no processo de seleção.

 

  1. Seleção de inscritos/as

A Coordenação da ESPCA é responsável pela seleção dos/as candidatos/as, considerando-se a documentação encaminhada (item 4), por meio do formulário de inscrição.

O processo seletivo levará em consideração os vínculos da pesquisa do/a candidato/a com o tema central, a proposta crítica e os eixos reflexivos ESPCA, a saber “Modernismo: Disputas em Torno do Moderno e de Projetos de Nação”, nas perspectivas “política, artes e literatura, educação e cultura(s)”. Constatada a aderência com a proposta da ESPCA, serão selecionados/as de forma aleatória, mediante sorteio por aplicativo eletrônico, respeitando-se critérios de impessoalidade, diversidade de gênero e racial, bem como a ratio de 50% provenientes do estado de São Paulo e 50% de outras regiões do Brasil.

Em 21 de abril de 2023 será divulgada o resultado do processo seletivo, na página web da ESPCA.  Recursos serão acolhidos entre 24 e 27 de abril de 2023. Os candidatos selecionados devem confirmar o interesse de participação até 05 de maio, encaminhando a documentação complementar (item 6).

  1. Documentação para obtenção de bolsa

Os candidatos aprovados deverão apresentar:

  1. cópia de RG e CPF (brasileiros);
  2. RNE ou passaporte (estrangeiros) com visto válido para estadia no Brasil no período da realização do ESPCA Modernismo.
  3. Documentação indicada no item 4.

 

7. Disposições finais

A candidatura implica na concordância com os termos e disposições, bem como a participação em todas as atividades previstas na ESPCA.

Casos não previsto neste edital serão resolvidos pela Coordenação do ESPCA.

Todos os dados fornecidos serão utilizados exclusivamente para os fins desta chamada, dentro do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço espca.ieb@usp.br