Materiais Informativos
Este livro reflete o compromisso do LAAAE em disseminar conhecimentos que
fundamentam práticas inclusivas e acessíveis. Ele reúne orientações práticas para a
implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI), abordando desde adaptações
pedagógicas até estratégias que favorecem a comunicação e a participação ativa de todos
os estudantes. Ao valorizar a singularidade de cada aluno e sua forma de acessar o
conhecimento, reafirmamos a importância de uma educação que priorize a equidade e a
autonomia.
Com informações detalhadas e estratégias aplicáveis, esperamos que este material
inspire educadores, familiares e profissionais a transformar o ambiente educacional em
um espaço verdadeiramente inclusivo, onde cada estudante tenha seu potencial
plenamente reconhecido e desenvolvido.
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A cartilha “Guia Prático: Bobina Telefônica”, desenvolvida por Lucas Marini Gonçalves, membro do LAAAE, explora de forma detalhada o funcionamento, a importância e os procedimentos de verificação das bobinas telefônicas (BT), componentes internos dos aparelhos auditivos. Originalmente criadas para aprimorar a comunicação por telefones fixos, as BTs continuam desempenhando um papel essencial na transmissão de informações acústicas em ambientes equipados com sistemas de aro magnético. Isso garante acessibilidade auditiva universal, mesmo diante do surgimento de novas tecnologias, como o Auracast.
O objetivo desta cartilha é orientar profissionais e usuários sobre a relevância das BTs na melhoria da qualidade de vida de pessoas com perda auditiva, promovendo uma experiência auditiva mais clara e inclusiva em diferentes contextos sociais e ambientais.
Para acessar a cartilha, clique no link a seguir:
Material didático desenvolvido na dissertação de mestrado “Crescendo com perda auditiva: localização e validação da ferramenta do Ida Institute destinada às crianças, adolescentes e jovens adultos”, de autoria da discente Daniele Baptista Nery, sob orientação da Profa. Dra. Regina Tangerino de Souza Jacob e apoio da Profa. Dra. Leila Maria Gumushian Felipini. Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo.
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O material Ruído e Escola, tem como objetivo conscientizar e informar sobre os impactos do ruído nos ambientes escolares, abordando suas consequências no processo de aprendizagem, na comunicação e na saúde vocal e auditiva de alunos e professores. Por meio de explicação didática, o conteúdo apresenta os prejuízos que a exposição ao excesso de ruído pode causar, como dificuldades de concentração, cansaço vocal e problemas auditivos, além de oferecer estratégias práticas para minimizar esses efeitos, promovendo ambientes mais silenciosos e sonoros. Esse material é uma ferramenta essencial para educadores, gestores escolares e profissionais da saúde, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e da qualidade de vida no contexto educacional.
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O material Microfone Remoto tem como objetivo apresentar a importância e os benefícios do uso dessa tecnologia assistiva para melhorar a comunicação em ambientes ruidosos, especialmente no contexto escolar. O conteúdo explica como o sistema funciona, destacando sua capacidade de reduzir os efeitos do ruído ambiente, da reverberação e da distância entre o locutor e o ouvinte, o que facilita a compreensão da fala e promove maior inclusão de alunos com perda auditiva. Além disso, o material orienta sobre as possibilidades de uso do microfone remoto em diferentes situações, fornecendo informações práticas para educadores e profissionais da saúde auditiva que desejam tornar a aprendizagem mais acessível e eficaz para todos.
Acesse a cartilha Microfone Remoto
O material Guia de Boas Práticas: Adaptação do Microfone Remoto, fornece orientações detalhadas para garantir a correta adaptação e o uso eficaz dessa tecnologia assistiva, promovendo maior acessibilidade e inclusão para indivíduos com perda auditiva. O conteúdo aborda desde a seleção e programação do dispositivo até o acompanhamento contínuo do usuário, destacando a importância de ajustes personalizados e treinamentos para o pleno aproveitamento do sistema. Além disso, o guia oferece estratégias para integrar o microfone remoto ao ambiente escolar, reforçando o papel do trabalho multidisciplinar entre fonoaudiólogos, professores e familiares. Esse material é essencial para profissionais da saúde auditiva e educação, assegurando que o Sistema FM seja utilizado de forma eficiente, potencializando os benefícios para a comunicação e o aprendizado.
Acesse a cartilha Adaptação e Acompanhamento do Microfone Remoto
O material Orientações para Pais e Professores, tem como foco oferecer informações e estratégias para que famílias e educadores compreendam e auxiliem no uso do microfone remoto em prol do desenvolvimento e inclusão de crianças com perda auditiva. O conteúdo apresenta uma explicação acessível sobre o funcionamento do Sistema FM, seus benefícios no contexto escolar e familiar, e as melhores práticas para integrá-lo às rotinas diárias de forma eficaz. Além disso, aborda a importância do trabalho colaborativo entre pais, professores e profissionais da saúde auditiva, reforçando o papel de cada um no sucesso da comunicação e do aprendizado da criança. Este material é uma ferramenta indispensável para promover a acessibilidade, sensibilizar os envolvidos e criar um ambiente de suporte e encorajamento.
Acesse a cartilha Orientações aos Pais e Professores
O material Autoadvocacia: Depoimentos e Estratégias, aborda a importância de capacitar crianças e adolescentes com perda auditiva a se tornarem protagonistas no cuidado com sua comunicação e no uso de tecnologias assistivas, como o Sistema FM. Por meio de depoimentos inspiradores, o conteúdo destaca como essas habilidades para a autonomia, a confiança e a inclusão em diferentes contextos, como a escola e o convívio social. O material também oferece orientações práticas para pais, professores e profissionais, auxiliando na construção de um ambiente que favorece o diálogo e a autodefesa. Essa abordagem incentiva o desenvolvimento de competências para que os usuários expressem suas necessidades e participem ativamente na gestão de sua condição auditiva, promovendo maior independência e qualidade de vida.
Acesse a cartilha Autoadvocacia e a Pessoa com Deficiência
O material Soluções de Problemas: Sistema FM, oferece um guia prático para identificar e solucionar dificuldades comuns relacionadas ao uso do microfone remoto, garantindo que essa tecnologia assistiva seja utilizada de forma eficiente e sem interferências. O conteúdo aborda questões técnicas, como falhas de conexão, interferências e ajustes inadequados, além de estratégias para melhorar o desempenho do dispositivo em diferentes ambientes. Além disso, o material enfatiza a importância de um suporte contínuo por parte de profissionais de saúde auditiva, educadores e familiares, promovendo uma abordagem colaborativa para superar desafios. Este módulo é indispensável para garantir a funcionalidade do Sistema FM, facilitando a comunicação e garantindo uma experiência de uso positiva para os usuários.
Acesse a cartilha Soluções de Problemas
O material Checagens Auditivas diárias para crianças, fornece orientações práticas para promover o desenvolvimento das habilidades auditivas, linguísticas e de alfabetização em crianças com deficiência auditiva. O conteúdo destaca estratégias baseadas na escuta ativa e na interação, orientando famílias e profissionais sobre como criar ambientes ricos em linguagem e maximizar as oportunidades de aprendizado auditivo no dia a dia. Além disso, oferece insights sobre como integrar essas práticas no contexto familiar e educacional, reforçando a importância do uso eficaz de tecnologias auditivas e de um acompanhamento multidisciplinar. Esse recurso é fundamental para apoiar o progresso comunicativo e acadêmico, garantindo que crianças com perda auditiva atinjam seu pleno potencial.
Acesse a cartilha Checagens Auditivas diárias para crianças
O material Checagens Auditivas diárias para bebês, apresenta estratégias para o desenvolvimento da linguagem falada e habilidades auditivas por meio da contação interativa de histórias. O conteúdo orienta educadores e pais sobre como utilizar histórias de maneira envolvente para estimular a escuta atenta e o vocabulário das crianças com deficiência auditiva. Além disso, destaca a importância de criar uma experiência imersiva e interativa, onde as crianças participam da narrativa, promovendo o entendimento e a expressão oral. O material também oferece dicas para adaptar as histórias às necessidades individuais dos alunos, maximizando o aprendizado e o desenvolvimento linguístico em ambientes familiares e educacionais.
Acesse a cartilha Checagens Auditivas diárias para bebês
O material Checagens de escuta no dia a dia para crianças pequenas, oferece estratégias práticas para avaliar as habilidades auditivas de crianças pequenas em situações cotidianas. O conteúdo orienta pais e profissionais sobre como realizar verificações simples, mas eficazes, para monitorar a capacidade da criança de ouvir e responder adequadamente aos filhos e estímulos ao seu redor. Através de atividades diárias, como conversas, brincadeiras e tarefas rotineiras, o material propõe formas de avaliar a escuta ativa e identificar possíveis dificuldades auditivas. Ao essas verificações no cotidiano, os responsáveis podem ajustar orientações e estratégias de ensino para apoiar o desenvolvimento auditivo e linguístico da criança, garantindo uma abordagem contínua e adaptada às suas necessidades.
Acesse a cartilha Checagens de escuta no dia a dia para crianças pequenas
O material Dicas para Manter Aparelhos Auditivos nos Ouvidos, oferece dicas práticas para ajudar pais e profissionais a garantir que as crianças mantenham seus aparelhos auditivos corretamente posicionados e em funcionamento. O conteúdo fornece orientações sobre como tornar o uso do aparelho auditivo mais confortável e eficiente, além de estratégias para evitar que ele seja removido ou perdido durante o dia. As sugestões incluem o uso de acessórios de segurança, como tiras e conectores, e a implementação de rotinas diárias para garantir que o dispositivo esteja sempre colocado corretamente antes de atividades importantes. O material também destaca a importância de manter os aparelhos auditivos limpos e bem cuidados, maximizando seu desempenho e garantindo que a criança se beneficie plenamente da amplificação sonora.
Acesse a cartilha Dicas para manter os aparelhos auditivos nas orelhinhas
O material Orientações sobre Aparelhos Auditivos, fornece orientações sobre os aparelhos auditivos, explicando seu funcionamento e como podem beneficiar crianças com perda auditiva. O conteúdo aborda os diferentes tipos de aparelhos auditivos, suas características, e como escolher o mais adequado para as necessidades individuais da criança. Além disso, oferece dicas sobre como inserir, ajustar e manter os dispositivos corretamente, garantindo seu uso eficaz e contínuo. O material também destaca a importância do acompanhamento regular e dos ajustes personalizados para melhorar a experiência auditiva da criança, promovendo o desenvolvimento linguístico e social. Essas orientações são essenciais para pais e profissionais, auxiliando no cuidado diário com os aparelhos e maximizando seus benefícios.
Acesse a cartilha Orientações sobre Aparelhos Auditivos
O material Audiograma dos Sons Familiares, fornece um recurso visual para ajudar pais e profissionais a entender a capacidade auditiva das crianças com perda auditiva relacionada a diferentes filhos familiares e suas frequências no audiograma. O conteúdo apresenta uma representação dos filhos que as crianças ouvem no seu cotidiano, como a voz humana, a campainha, o telefone e o som de animais, comparando-os com os limiares de audição típicos. Essa ferramenta ajuda a identificar quais filhos a criança pode ouvir e em quais frequências ela pode ter dificuldades, permitindo um acompanhamento mais preciso do progresso auditivo. O material também orienta sobre como utilizar essa informação para ajustar disciplinas e dispositivos, promovendo uma melhor compreensão do ambiente sonoro e o desenvolvimento da linguagem.
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O #SeLiga é um diário interativo e informativo criado para ajudar estudantes, professores e familiares a entenderem e utilizarem o microfone remoto FM, um dispositivo essencial para melhorar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva. Com dicas práticas, orientações de uso e espaço para anotações, este material busca facilitar o dia a dia em sala de aula, promovendo a inclusão e a acessibilidade.
Seja para aprender a conectar o equipamento, sincronizar canais ou entender a importância do microfone remoto, o #SeLiga é o companheiro ideal para garantir que todos possam se comunicar com clareza e confiança.
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Atividades para estimulação auditiva da criança com dispositivos eletrônicos é um material prático e interativo desenvolvido para auxiliar pais, cuidadores e profissionais na estimulação auditiva e de linguagem de crianças com deficiência auditiva que utilizam dispositivos eletrônicos, como aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Ele faz parte de um programa intensivo de habilitação auditiva, criado com base em pesquisas e orientações de especialistas em fonoaudiologia.
O material é composto por uma série de atividades lúdicas e educativas, que visam desenvolver habilidades auditivas e de linguagem de forma natural e divertida, integrando-as ao dia a dia da criança. As atividades abordam desde conceitos básicos, como detecção e discriminação de sons, até habilidades mais complexas, como compreensão auditiva e ampliação do vocabulário.
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Esta cartilha, intitulada Ensino Remoto para Estudantes com Deficiência Auditiva: Recomendações para Estudantes, Pais e Professores, foi desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão de estudantes com deficiência auditiva durante o ensino remoto, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. Ela traz orientações práticas para garantir acessibilidade, como o uso de tecnologias assistivas (aparelhos auditivos, implantes cocleares), a ativação de legendas em plataformas como Zoom e Google Meet, e a preparação de um ambiente adequado para as aulas online. Além disso, reforça os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão, como o acesso à educação bilíngue (LIBRAS e português escrito).
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Este material reúne uma curadoria de aplicativos voltados à acessibilidade auditiva, organizados por funcionalidades como transcrição de fala, chamadas com legendas, comunicação alternativa e recursos de acessibilidade nativos dos sistemas operacionais. A cartilha tem como objetivo apoiar profissionais, familiares e pessoas com deficiência auditiva na escolha e uso de ferramentas digitais que promovem a inclusão e a autonomia.
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