Programação formativa do X-Reality contou com workshops de realidade virtual e aumentada

A programação do primeiro dia de X-Reality USP ainda contou com um programa formativo sobre o universo da realidade virtual. Durante a tarde, conceitos básicos das X-Reality foram apresentados nos workshops Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A programação do sábado (29) aconteceu na Escola Britânica de Artes Criativas. O evento continua na próxima segunda (01), no CTR-ECA-USP. Confira a programação completa aqui.

O workshop Realidade Virtual, ministrado por Paulo Salvatore (Samsung Ocean), definiu e diferenciou conceitos como Realidades Virtual, Aumentada, Mista e Digital, e traçou a evolução das tecnologias VR ao longo do século XX. Parte do espaço foi dedicado também à apresentação das tecnologias disponíveis no mercado e discutir obstáculos ainda existentes para a popularização da produção e do consumo de obras imersivas.

Já em Realidade Aumentada, Herbert Valois (Jandig) apresentou a potencialidades técnico-estéticas da linguagem através do passo a passo da produção de uma obra com o estudo de caso da Jandig. Jandig reúne obras dos artistas Ceci Shiki, Fábio Yamaji, Gustavo Athayde, Herbert Valois, Marcita, Rubens Castillo e Tiego Campos sob a curadoria de Valois. O projeto compõe a curadoria do showcase de realidade aumentada do X-Reality USP.

Os participantes dos workshops compartilharam referências, investigações e suas experiências profissionais durante os espaços.

O X-Reality é um evento organizado pelo Grupo de Pesquisa LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em conjunto com o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e o Programa em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), tendo como parceiro internacional o Raindance Film Festival, através do “Raindance Immersive Stories and Interactive Worlds”, e como parceira nacional a EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas.