Metodologia para avaliação de risco de escorregamentos que causam danos à ferrovia

Resumo do Projeto: Os escorregamentos causam prejuízos econômicos, sociais, ambientais e até perdas de vida. No caso de obras lineares como ferrovias sempre há trechos de cortes e aterros que estão sujeitos a desastres associados com deslizamentos. A ocupação de áreas mais acidentadas associados com os efeitos das mudanças climáticas e eventos extremos tem intensificado a ocorrência dos escorregamentos. Além de todo conhecimento geotécnico existente sobre: inspeção, monitoramento e análise de estabilidade de taludes, é possível introduzir as ferramentas disponíveis na Industria 4.0 para melhorar a qualidade dos resultados. Para tornar a via permanente mais resiliente aos possíveis danos causados por escorregamento é preciso conhecer as áreas mais propensas a sofrerem escorregamentos que pode ser obtido por um mapeamento. Em uma visão mais regional é possível fazer um detalhamento maior que o obtido no mapeamento de risco tomando partido de novas tecnologias de sensoriamento remoto por meio de satélite, radar interferométrico ou imagens. Inspeções com drones ou VANT associados com técnicas de inteligência artificial e monitoramento remoto podem atingir a área de difícil acesso, além de reduzir o risco de exposição de inspetores. Paralelamente serão conduzidos estudos na USP em modelo físico ou talude experimental para testar e calibrar as tecnologias a serem usadas em campo. Um modelo físico ou talude experimental será planejado e colocado em operação onde serão testados os sensores e as técnicas de monitoramento, além do próprio treinamento da equipe. Um dos taludes na EFC será escolhido para ser estudado com detalhes. Além da investigação geotécnica-geológica e geofísica do talude, serão instalados instrumentos para monitoramento convencional e, sensores de baixo custo conectados via internet das coisas (IoT) e acompanhamento em tempo real. A análise dos dados específicos do talude incorporará o estudo do comportamento dos materiais geotécnicos, do monitoramento e análise numérica. Ao final do projeto será apresentada uma metodologia que contempla os diferentes níveis de aplicação com grande potencial de redução de danos decorrentes de escorregamento.