Quem somos

O CHRONOS nasceu do desejo de um grupo de estudantes pós-graduação e graduação em iniciar um serviço voluntário de atendimento ao paciente de câncer e seus familiares. Posteriormente, esse grupo ampliou-se e hoje o Laboratório conta com diversos colaboradores da área da Saúde.
Mais do que um serviço, o Laboratório representa um posicionar-se frente a uma postura social, real e necessária.De onde vem o nome? O Laboratório recebeu o nome de CHRONOS, quando em 1994, ao final de um treinamento realizado pelo professora doutora Elisa Maria Parahyba Campos Rodrigues, uma das pacientes se lembrou da lenda a respeito do Amor e do Tempo: Conta-se que um dia a terra foi inundada por um enorme dilúvio, e que todos os sentimentos viram-se ilhados pelas águas que subiam perigosamente.O amor decidiu ajudar aos colegas, e foi dando um jeito de colocar a salvo cada sentimento. Ao final de algum tempo, viu-se rodeado pelas águas, sozinho, em situação de grande perigo.Fez sinais desesperados para os sentimentos que, a salvo, olhavam a cena. A alegria, a tristeza, o medo, enfim, todos tinham uma desculpa para não dar atenção ao amor, dizendo que não entendiam o que ele estava querendo dizer.
Finalmente, um velho passou em um barco e parou, transportando o amor para a margem, são e salvo. Ao virar-se para agradecer, o amor não viu mais o velho nem o barco.Consultando o oráculo, o amor perguntou que sentimento era aquele que havia percebido seu desespero, salvando-o. Foi lhe dito que aquele velho não era um sentimento, mas que era o Tempo, porque só o tempo é capaz de entender os sinais do Amor….E assim surgiu o nome CHRONOS – Centro de Recuperação em Oncologia e Saúde, mesmo nome dado pelos gregos ao Deus do Tempo.

O Chronos-USP funciona nas dependências do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e conta com psicólogos vinculados do Programa de Pós Graduação do Departamento de Psicologia Clínica e psicólogos voluntários, bem como estudantes de psicologia que queiram se aprofundar na temática de Psico-Oncologia.