Água, Saneamento e Mudanças Climáticas: LabSanTec participa do Programa de Inverno de 2024 da USP

O Laboratório de Saneamento e Tecnologia Ambiental (LabSanTec) elaborou e ministrou o curso de extensão universitária “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas: Fundamentos para Aplicação no Ensino Básico” na edição de 2024 do Programa de Inverno da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). O curso teve como objetivo a introdução de conceitos essenciais sobre mudanças climáticas e suas relações com a água e o saneamento, fornecendo uma base inicial para a inserção dessas temáticas em sala de aula ou em outros espaços de ensino-aprendizagem. O professor Marcelo Nolasco e a doutoranda Fernanda de Marco de Souza, do Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PPgSUS), foram os responsáveis pela curadoria dos assuntos.

Imagem do professor Marcelo Nolasco e a Doutoranda Fernanda. Eles estão em pé em uma sala de aula. Ao fundo, há um quadro verde e uma projeção de Slide. Na foto é possível ver parte do público, pois o registro foi realizado na metade/fundo da sala.

Professor Marcelo Nolasco e Doutoranda Fernanda de Marco de Souza na abertura do Programa de Inverno 2024.

O professor Nolasco, coordenador do LabSanTec, declarou que “o curso trouxe uma importante discussão sobre as medidas a serem tomadas em diferentes escalas para combater as mudanças climáticas, tanto na mitigação quanto na adaptação, e permitiu discutir estratégias de planejamento por parte dos professores para a inserção dessas temáticas nas aulas do ensino básico e fundamental.” O professor destacou ainda o papel central da educação e concluiu: “Acreditamos que este seja o caminho, isto é, a educação como agente de transformação e formação de cidadãos com visão crítica para lidar com questões complexas, como a emergência climática.”

A pesquisadora Fernanda, que conduziu os encontros nos dias 24 e 25 de julho, relatou: “A motivação [do curso] foi trazer esses temas para os espaços de ensino-aprendizagem. O curso buscou fornecer subsídios, como conceitos, literaturas e fundamentos, para que, na educação formal, os professores possam incluir essas pautas em seus planos de aula. Além disso, entendemos que essa temática pode ser aplicada também em espaços de educação não formal e informal, por isso não limitamos o público do curso. Queríamos expandir a comunicação sobre essas questões e falar com pessoas que pudessem levar os aprendizados para outros espaços, como empresas e demais organizações.”

O público plural refletiu em um encontro diverso, com local para trocas de vivências e experiências. A participante Ana Carolina, pedagoga e professora da educação infantil, veio do Rio de Janeiro para participar do evento. “Descobri esse curso pela Internet e me interessei rapidamente, pois a temática dialogava com o projeto que venho desenvolvendo com o meu grupo sobre água e questões ambientais. Para mim, foi uma experiência muito rica, pois tive a oportunidade de me aprofundar e conhecer mais sobre alguns conceitos ambientais que se entrelaçam”, declarou a carioca, que também ressaltou a abordagem escolhida para explicar os assuntos e suas convergências: “O percurso que Fernanda fez, iniciando com as mudanças climáticas e interligando-as às questões sobre água, foi de grande elucidação para que pudéssemos compreender as problemáticas ambientais como um efeito dominó; se algo está em desequilíbrio na natureza, várias outras coisas entram em desequilíbrio também.”

Imagem registrada do meio da sala para a frente. Há a turma que participou do curso. São pessoas diversas, umas estão agachadas, outras em pé. Há 24 pessoas, a maioria está sorrindo. Ao fundo há uma projeção com fundo azul e o texto "@labsantec" escrito na cor branca.

Turma do curso “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas: Fundamentos para Aplicação no Ensino Básico”

Talita Barbosa, engenheira ambiental e doutoranda em Ciências Ambientais (Unifal), paulista residente de Poços de Caldas (MG), também participou do curso: “Minha experiência no curso de inverno da USP foi enriquecedora. Apesar da temática mudanças climáticas e suas relações com o saneamento básico ser extremamente complexa, a professora soube perfeitamente como abordar os temas de modo a alcançar o público sem deixar de relatar seus diversos elementos, sempre indicando referenciais bibliográficos e bancos de dados para maiores aprofundamentos.” Talita destacou ainda que indicaria o curso “seja como aperfeiçoamento para os profissionais da educação básica, seja para aqueles que (assim como eu) estejam buscando uma referência de qualidade para inspiração, seja para qualquer outra pessoa, considerando que, visto sua relevância social, é um tema de interesse geral.”

A realização do curso “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas: Fundamentos para Aplicação no Ensino Básico” pelo LabSanTec recebeu outros feedbacks positivos. O Laboratório fomentou a disseminação de conhecimentos essenciais sobre mudanças climáticas, ciclo da água e saneamento. Essa iniciativa não só enriquece o ensino, mas também promove a construção de uma sociedade mais sustentável e resiliente. Abordar tais temáticas de forma articulada, com criticidade e embasamento científico, é indispensável para construir paradigmas mais sustentáveis que apontem para a ação e transformação de realidades.