Dissertações e teses

Dissertações de mestrado

 

Avaliação do diagrama de fluxo de esgoto baseada em um estudo de caso realizado na zona leste do município de São Paulo.

Anny Eli de Moura

Sendo a gestão vista como um fator chave, propõe-se o uso de uma ferramenta que auxilie na tomada de decisão dos gestores do setor público em relação à infraestrutura sanitária. Trata-se de uma ferramenta denominada “Shit Flow Diagram”/Diagrama de Fluxo de Esgoto. O presente estudo a testou na região administrativa Leste 2 do município de São Paulo, com o intuito de analisar a viabilidade do seu uso. Para a região Leste II, o objetivo não é levar a proposta da ferramenta de forma isolada, mas, agregar o Diagrama de Fluxo de Esgotos no Plano Municipal de Saneamento Básico, afim de facilitar a compreensão dos dados e trazer um conhecimento mais sensível da situação do esgotamento sanitário para o gestor.

doi:10.11606/D.6.2019.tde-24102019-105148

 

Estudo de caso sobre tratamento de esgoto sanitário através de wetlands construídos em escala real no sudeste brasileiro: questões operacionais, eficiências de tratamento e interferências do tempo de operação e da sazonalidade.

Cauê Girão de Abreu

 

Os wetlands construídos são amplamente citados como soluções sustentáveis, com apelo natural e de custo competitivo para o tratamento de águas residuárias de diversas fontes e são ainda apontados como uma tecnologia adequada e viável para a implantação de sistemas descentralizados de esgotamento sanitário. Nesse contexto o estudo buscou compreender os problemas operacionais ocorridos e os efeitos sobre as eficiências de remoção de carga orgânica, as possíveis correlações entre o tempo de operação, dos wetlands construídos na eficiência de remoção de carga orgânica além da influência da temperatura do ar e pluviometria. A eficiência de remoção média ao longo dos 50 meses para DBO520 e DQO foi de 82% e 72% respectivamente.

 

doi:10.11606/D.100.2019.tde-29082019-154310.

 

 

Cidade ignorada: um retrato da universalização do saneamento em assentamentos precários no entorno da Billings e Guarapiranga.

Thaís Almeida da Costa

Diante da realidade da segregação habitacional existente no Município de São Paulo, evidencia-se uma cidade permeada por iniquidades sociais e ambientais. A melhoria efetiva das condições de esgotamento sanitário se insere no combate à pobreza, à redução das desigualdades sociais e sustentabilidade ambiental. Assim a pesquisa propõe analisar se os dados disponíveis referentes ao saneamento retratam a realidade dos assentamentos precários.  Foram analisados os dados das Subprefeituras; Capela do Socorro, Cidade Ademar, MBoi Mirim e Parelheiros, pois são as subprefeituras que circundam os grandes reservatórios de água para abastecimento público dentro do município que de São Paulo. Dentre os resultados encontrados, estima-se que no ano de 2010, cerca de 3.046.625 pessoas viviam em assentamentos precários no município e destes, 229.869 mil pessoas viviam nessas subprefeituras ao redor das represas e despejam o esgoto in natura nos mananciais de abastecimento.

doi: 10.11606/D.6.2017.tde-12092017-140353

 

Avaliação de um sistema descentralizado de tratamento de esgotos domésticos em escala real composto por tanque séptico e wetland construída híbrida.

Alexandre Antonio Jacob de Mendonça

 

A concentração demográfica e de sistemas coletivos de esgotamento sanitário dentro do perímetro urbano da maioria dos municípios brasileiros, dificulta a viabilização do fornecimento de serviços de tratamento de esgotos domésticos à habitações e núcleos habitacionais isolados situados em áreas periurbanas e rurais, intensificando os danos provocados pela poluição de origem antrópica ao meio ambiente e à preservação da saúde pública. Para contribuir no equacionamento deste problema, o presente estudo teve por finalidade avaliar uma wetland construída híbrida em escala real, composta por uma unidade com fluxo contínuo subsuperficial vertical seguida por uma unidade de fluxo contínuo subsuperficial horizontal, cultivadas com capim Vetiver, para o tratamento de efluente proveniente de tanque séptico. A tecnologia de wetlands construídas híbridas associada ao tratamento de efluentes de tanque séptico apresentou bom potencial para o tratamento descentralizado de esgotos domésticos, inclusive em regiões com pouca disponibilidade de área livre.

doi:10.11606/D.6.2016.tde-25052016-122129

 

Avaliação da atividade estrogênica em esgotos sanitários e águas de reúso na região metropolitana de São Paulo.

 Vania Rodrigues Lopes

Os esgotos sanitários concentram compostos que são interferentes endócrinos. Os tratamentos de esgotos convencionais por sistema de lodos ativados podem não remover totalmente estes compostos, os quais atingem os ecossistemas aquáticos e oferecem riscos ecológicos e à saúde humana. Neste trabalho, mediu-se a atividade estrogênica de compostos presentes em esgotos brutos, tratados e águas de reúso de duas estações de tratamento de esgotos (ETE) da região metropolitana de São Paulo, que operam por sistema de tratamento por lodos ativados e produzem águas de reúso para fins não potáveis por tratamento físico-químico. evidências acerca da atividade estrogênica das águas estudadas podem subsidiar ações integradas na gestão da qualidade das águas, o aprimoramento de condições operacionais e tecnológicas das ETEs

 

doi:10.11606/D.100.2017.tde-01022016-133138

 

Avaliação de um sistema de tratamento de águas cinzas em edificação de campus universitário.

Mariana Cardoso Chrispim

 

O reúso de água é um instrumento importante que contribui para a redução da pressão sobre os mananciais e para redução do consumo de água potável para fins que não requeiram água de padrão potável. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar um sistema de coleta e tratamento de águas cinzas provenientes de pias de banheiro, chuveiros e máquina de lavar roupas tendo em vista o reúso não-potável em edificações.Com base nos resultados obtidos, dentre as três frações de águas cinzas, a do chuveiro foi a que apresentou maior concentração de E.coli, enquanto que a maior concentração de coliformes totais foi na água cinza de lavatórios. As eficiências de remoção de DBO e DQO foram de 59 por cento e 70 por cento respectivamente. Houve baixa remoção de fósforo e não houve remoção de Nitrogênio Total durante o tratamento.

 

 

doi:10.11606/D.6.2014.tde-11092014-102851.

 

 Estratégias de tratamento de lixiviado de aterro sanitário com foco na matéria orgânica biodegradável e nitrogênio amoniacal.

Vitor Cano

 

Os sistemas de tratamento de esgotos, quando aplicados ao tratamento de lixiviado de aterro sanitário, não têm apresentado bons resultados. Por conta disso, faz-se necessário o desenvolvimento de alternativas para o tratamento de lixiviado. Desta forma o objetivo desse estudo é avaliar o pós-tratamento de lixiviado de aterro sanitário por wetland construído de fluxo subsuperficial horizontal e reator biológico de leito móvel (RBLM). Os resultados obtidos indicou a baixa eficiência para DQO provavelmente está relacionada à recalcitrância do lixiviado, ou devido à inibição dos microrganismos por toxicidade. Quanto ao N-NH4, infere-se que o aumento do TDH proporcionou maior tempo de difusão de oxigênio para o sistema wetland, suprindo a demanda das bactérias heterotróficas, o que possibilitou utilização do oxigênio excedente pelas nitrificantes, culminando na oxidação do N-NH4.

 

 

doi:10.11606/D.6.2014.tde-12092014-085944.