Projetos concluídos

  • 2012 – 2014

Tratamento fisico-quimico de .lixiviados de aterros sanitários por precipitação química e microofiltração

Descrição: Projeto desenvolvido no âmbito de proposta da Finep com o uso de membrana comercial de micro e ultrafiltração.

 

  • 2011 – 2018

Desenvolvimento de sistemas locais e descentralizados de esgotamento sanitário, com vistas ao tratamento de esgotos domésticos próximos das fontes geradoras, em especial de empreendimentos habitacionais de interesse social (RENTED)

Descrição: Este projeto faz parte da rede RENTED – 1.1 “Desenvolvimento de sistemas locais e descentralizados de esgotamento sanitário, com vistas ao tratamento de esgotos domésticos próximos das fontes geradoras, em especial de empreendimentos habitacionais de interesse social” do Edital MCT/MCIDADES/FINEP/Ação Transversal SANEAMENTO AMBIENTAL E HABITAÇÃO – 6/2010. A Rede Nacional de tratamento de Esgotos Descentralizados – RENTED, tem como objetivo geral desenvolver sistemas locais e descentralizados de manejo de águas residuárias de origem doméstica, incluindo aspectos de sustentabilidade e de gerenciamento de subprodutos líquidos, sólidos e gasosos.

 

  • 2011 – 2013

Constructed wetlands for the treatment of landfill leachate-COWETLA

Descrição: Percolado de aterro sanitário: desenvolvimento de estratégias de tratamento utilizando modelos em escala reduzida de wetlands..

Financiador(es): UNIVERSIDAD DEL VALLE, Cali – Cooperação / UNESCO Institute for Water Education – Auxílio financeiro.

 

  • 2010 – 2014

Implementação de infraestrutura de pesquisa laboratorial para o PPg Sustentabilidade (Finep-Proc. 0650/10).

Descrição: Projeto aprovado no âmbito da Chamada Pública MCT/FINEP 03/2010 (FINEP) de apoio de novos programas de pós-graduação..

Financiador por: Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro.

 

  • 2010 – 2014

Tratamento de lixiviados de aterro sanitário com foco na remoção de nitrogênio amoniacal, matéria orgânica biodegradável e compostos recalcitrantes

Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa Nacional de Pesquisa em Saneamento Básico – PROSAB – Chamada Pública 07/2009 integrando 12 instituições de ensino superior (UFMG, USP, UFBA, UFRGS, UFPE, UFPR, UEL, UERJ, UEM, UEPB, UNISINOS, UFSC). O objetivo da rede é o estudo de processos de tratamento de lixiviados provenientes de sistemas de disposição final de resíduos sólidos domésticos com foco na remoção de nitrogênio amoniacal, matéria orgânica biodegradável e compostos recalcitrantes.

 

  • 2010 – 2013

Estrogênios ambientais em águas residuárias: análise dos efeitos biológicos, da distribuição dos compostos e desenvolvimento de estratégias de remoção. (Fapesp-Proc:10/50653-2)

Descrição: Caracterização de micropoluentes em águas brutas, tratadas e esgotos, assim como desenvolvimento de estudos de remoção por processos físico-químicos e biológicos.

Financiado por: Financiadora de Estudos e Projetos – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.

 

  • 2010 – 2012

Pós-Tratamento de esgotos sanitários de UASB e BAS utilizando-se um sistema de Wetlands Construídos de fluxos vertical e horizontal

Implantação e monitoramento de um sistema de tratamento de efluentes no campus da EACH por Banhados Construídos para a remoção de matéria orgânica, nutrientes e micropoluentes.

Financiado por: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Universidade de São Paulo – Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Bolsa.