Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

As atividades do LIEVES estão organizadas em torno de quatro linhas de pesquisa:

O objetivo desta linha é discutir o papel da escola diante da saúde mental e da violência envolvendo adolescentes. Incluem-se estudos que buscam estudar a escola como reprodutora e também como espaço de prevenção, com ênfase no estudo do clima e do contexto escolar.

Pesquisadores:

Maria Fernanda Tourinho Peres (Coord.)

Caren Ruotti

Cézar Luquine

Daniel Hidalgo

Letícia  Araújo

Ligia Kiss

Maeghen Quinlan-Deyvison

O objetivo desta linha é estudar a magnitude, a distribuição, fatores associados às mortes por violência interpessoal intencional, incluindo homicídios e mortes decorrentes da intervenção policial. Estão incluídos nesta linha estudos sobre políticas públicas e estratégias de prevenção, com ênfase na intersetorialidade, que utilizam abordagens qualitativa e quantitativa, incluindo análise geoespacial.

Pesquisadores:

Maria Fernanda Tourinho Peres

Ana Clara Rebouças

Daniela Neves

Fernanda Lopes

Hegle Mariano

Marcelo Ryngelblum

Marcelo Batista Nery

Mariana  Possas

Essa linha tem como objetivo central o estudo de aspectos relacionados à saúde mental e ao comportamento de risco na adolescência, incluindo o estudo de fatores associados e estratégias preventivas. Os comportamentos de risco incluem, entre outros, o envolvimento dos adolescentes com situações de violência. Estão incluídos nesta linha estudos que buscam discutir o conceito de comportamentos de risco.

Pesquisadores:

Ligia Kiss

Maeghen Quinlan-Deyvison

Cassio Papa

Cézar Luquine

Daniel Hidalgo

Letícia Araújo

Roberta Corradi Astolfi

 

O objetivo central desta linha de pesquisa é produzir informações sobre a magnitude e a distribuição, fatores de risco e estratégias de prevenção da violência juvenil em suas diversas formas. Nesta linha se incluem ainda estudos que buscam explorar, qualitativamente, percepções sobre o fenômeno e estudos de revisão da literatura.

Pesquisadores:

Catarina Machado Azeredo

Cézar Luquine

Leandro Rezende

Letícia Okada

Maria  Alvim

Renata Bertazzi Levy

Roberta Corradi Astolfi