Nota de Falecimento – Profa. Dra. Eunice R. Durham

É com enorme tristeza e dor que comunicamos o falecimento ocorrido hoje da Professora Eunice Ribeiro Durham, que por muitos anos dirigiu e inspirou a vida intelectual e acadêmica do Nupps. A Professora Eunice foi uma voz poderosa em defesa da Ciência e da Pesquisa. Além de sua contribuição intelectual à Antropologia Brasileira, o NUPPs lembra em especial seu legado para a área que explora as mudanças por que passa o Ensino Superior à medida que responde às novas demandas da sociedade do conhecimento.
Sua produção intelectual nessa área é ainda mais atual quando consideramos os enormes desafios por que passa a Educação no Brasil nos dias de hoje.
Em sua trajetéria de vida, a Professora Eunice uniu a reflexão à prática. Na vida acadêmica, foi Professora Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, numa época em que pouca mulheres chegavam a essa posição. Foi Professora Emérita da FFLCH e Presidente da ABA (Associação Brasileira de Antropologia), quando enfrentou os militares entrincheirados na FUNAI. Foi também Presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
A Professora Eunice teve igualmente um papel marcante na formulação de políticas para o Ensino Superior no Brasil democrático. Ela foi membro do Conselho Nacional de Educação, Presidente da CAPES e Secretária de Ensino Superior no Ministério da Educação.

Deixará saudades…

                                                                                                                                                                                                                                                                     19.07.2022