O QUE É O NUPPs?
O NUPPs – Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo é a continuação institucional ampliada do antigo Núcleo de Pesquisa do Ensino Superior – NUPES, o qual foi criado em 1989 e se especializou no diagnóstico e análise de políticas para o ensino superior, bem como das estruturas das universidades públicas e dos seus resultados. Em 2004/2005, por iniciativa da presidente do seu Conselho Diretor, Professora Eunice Ribeiro Durham (FFLCH), e sob a coordenação do Pró-reitor de Pesquisa à época, Professor Luiz Nunes, transformou-se no atual NUPPs, ampliando o escopo de seus objetivos.
O NUPPs dedica-se ao estudo e análise de programas de políticas públicas sob o ângulo da relação entre governança democrática, cidadania e desigualdades. O NUPPs analisa as etapas de formulação e implementação das políticas públicas e, principalmente, a que se refere aos resultados e à eficácia das mesmas. Um de seus objetivos principais, portanto, é a análise da qualidade da gestão das políticas públicas no país.
O NUPPs prioriza, na atualidade, o estudo das políticas sociais, a exemplo das políticas educacionais e dos programas de transferência de renda, assim como a questão da relação dos cidadãos com as instituições democráticas. Além destas, no âmbito das políticas de Estado, o Núcleo desenvolve também projetos de pesquisa na área de reformas econômicas, de segurança e criminalidade, dos efeitos domésticos da política externa brasileira e da participação cidadã em processos de tomada de decisões públicas.
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO
O centro de documentação, especializado em análise e avaliação de políticas públicas, com ênfase em políticas educacionais, conta com 2.000 volumes e subscreve as principais revistas e periódicos especializados na área.
INFRA-ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
O NUPPs ocupa dois conjuntos (favos 9 e 21), no total de 150m2, no campus da USP. Os dois conjuntos contam com 8 salas de pesquisa e uma sala de reunião que também sedia sua biblioteca e o centro de documentação. A sede do Núcleo está equipada com 24 pontos de rede de computadores interligados ao Centro de Computação da USP.