![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/dinamica_da_cultura.jpg)
A Dinâmica da Cultura
Eunice Ribeiro Durham
Editora Cosac Naify
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/reconstr_realidade.jpg)
A Reconstrução da Realidade
Eunice Ribeiro Durham
Editora Atica
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/univlimiar_mini.jpg)
A Universidade no Limiar do Terceiro Milênio – desafios e tendências
Martha Abrahão Saad Lucchesi
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/erd_livro-_avaliacao-do-ensino-superior.jpg)
Avaliação do Ensino Superior
Eunice Ribeiro Durham e Simon Schwartzman
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/auto_univ.jpg)
Autonomia Universitária
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/auto_univ_usp_vol1.jpg)
Autonomia Universitária na USP – Volume 1 (1934-1969)
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/auto_univ_usp_vol2.jpg)
Autonomia Universitária na USP – Volume 2 (1970-2004)
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/csrintwocountries_mini.jpg)
CSR in two countries: Brazil and Norway
Marta Assumpção, José Alvaro Moisés, Teresa Sacchet and Sissel Trygstad
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/democraciaeconf_mini.jpg)
Democracia e Confiança – Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Publicas
José Alvaro Moisés
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/dir_a_edu-109x174.jpg)
Direito à Educação – Aspectos Constitucionais
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/dir_a_edu2-110x174.jpg)
Direito à Educação – Igualdade e Discriminação no Ensino
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/edu_sup.jpg)
Educação Superior, Direito e Estado na Lei de Diretrizes e Bases
Nina Beatriz Stocco Ranieri
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro06.jpg)
Formação Continuada de Professores de Ciências – no âmbito ibero-americano (1996). Menezes, L. C. (Org.) NUPES/USP. Campinas: Editora Autores Associados 170 pp.
Preço: R$ 16,00 a retirar ou por sedex (favor consultar preço)
Infs.: (0xx11) 3815.4134 ou e-mail: nupps@usp.br
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro03.jpg)
Formação de Professores: A experiência Internacional sob o olhar brasileiro (1998). Goergen, P. e Saviani, D. (Orgs .). NUPES/USP. Campinas: Editora Autores Associados, 297 pp.
Preço: R$ 25,00 a retirar ou por sedex (favor consultar preço)
Infs.: (0xx11) 3815.4134 ou e-mail: nupps@usp.br
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/grevedemassa_mini.jpg)
Greve de Massa e Crise Politica – estudo da Greve dos 300 Mil em São Paulo (1953-54)
José Álvaro Moisés
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro04.jpg)
Los temas críticos de la educación superior en América Latina: Los años 90. Expansión privada, evuluación y postgrado (1997). Kent, R. (Org.), México, Fondo de Cultura Económica, 216 pp.
Preço: R$ 10,00 a retirar ou por sedex (favor consultar preço)
Infs.: (0xx11) 3815.4134 ou e-mail: nupps@usp.br
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/licoeslibop_mini.jpg)
Lições de Liberdade e de Opressão – o novo sindicalismo e a política
José Álvaro Moisés
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/financiamentodacultura_mini.jpg)
Modelos de Financiamento da Cultura – Os casos do Brasil, França, Estados Unidos e Portugal
José Álvaro Moisés e Isaura Botelho
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/mulheresenegros-196x300.png)
Mulheres e Negros na Política: Estudo Exploratório sobre o Desempenho Eleitoral em 4 Estados Brasileiros
Reresa Sacchet, Rachel Meneguello, Bruno Wilhelm Speck, Maíra Kubik Mano, fernando Henrique dos Santos e Carolone Gorsky
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro01.jpg)
Durham, E. e Sampaio, H. (Orgs.) “O Ensino Superior em transformação”. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior: NUPES, 2001, 168p.
Neste contexto de transformações profundas, mas não de reforma global da estrutura do sistema de ensino superior, o NUPES planejou um seminário cujo objetivo não era apenas o de analisar o conjunto das iniciativas políticas do Governo Federal, mas o de conhecer melhor o que efetivamente está ocorrendo no sistema, tanto em decorrência destas políticas como em virtude de iniciativas das próprias instituições. De fato, embora a grande reforma que se julgava necessária, não tenha ocorrido, o sistema de educação superior está de fato mudando de forma acelerada, embora talvez um pouco caótica, em resposta a demandas e oportunidades que têm sua origem nas profundas transformações por que passa a sociedade brasileira. Este livro apresenta os resultados deste seminário e tem como objetivo fazer um primeiro balanço que nos permita uma visão mais clara do que, de fato, está ocorrendo no sistema de ensino superior brasileiro.
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro02.jpg)
Sampaio, H. “O Ensino Superior no Brasil: o setor privado”. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2000. 392p.
“Com olhar antropológico, Helena Sampaio desconstrói a imagem de “outro”, de avesso do ensino superior público e mostra-nos o desenvolvimento do setor privado de ensino superior no Brasil desde o seu surgimento no final do século XIX, passando por uma análise de sua expansão nas décadas de sessenta e setenta e suas transformações mais recentes nos últimos anos do século XX, em resposta aos efeitos da estagnação da demanda por esse nível de ensino e às exigências da nova arquitetura legal que passou a regulamentar o sistema nacional de ensino superior.
“Ensino superior no Brasil: o setor privado” é estudo minucioso, fundamental para os que devem ou desejam entender a dinâmica da oferta privada de ensino superior – estabelecimentos, cursos, associações de representação de interesse, arenas de atuação, estratégias institucionais e clientela; enfim, a relação que o setor privado d ensino superior estabelece com mercado e Estado.
O maior mérito do estudo, certamente, é enfrentar preconceitos e defesas entusiasmadas que envolvem a oferta e a organização institucional e política do ensino superior privado e apresentá-lo em suas várias dimensões, possibilitando o leitor reconstruí-lo em sua relação de complementaridade ao setor público e refletir sobre seu papel na formação acadêmica e profissional de mais de sessenta por cento dos jovens universitários do país”.
ESGOTADO. Informações com Vera (0xx11) 3091.3272 ou nupps@usp.br
O Papel do Congresso Nacional
José Álvaro Moisés
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/osbrasileiroseademocracia_mini.jpg)
Os Brasileiros e a Democracia – Bases sócio-políticas da legitimidade democrática
José Álvaro Moisés
![](https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/img_livro05.jpg)
Professores: Formação e Profissão (1996). Menezes, L. C. (Org.). NUPES/USP. Campinas: Editora Autores Associados, 446 pp.
Preço: R$ 25,00 a retirar ou por sedex (favor consultar preço)
Infs.: (0xx11) 3815.4134 ou e-mail: nupps@usp.br