Fale conoscoFacebook

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

Para este encontro, estruturamos as apresentações em três modalidades: Simpósios, Mesas de Comunicação e Pôsteres. Todos os participantes interessados poderão apresentar trabalhos em qualquer modalidade.

Além disso, haverá três conferências magistrais de pesquisadores convidados pelo Comitê Organizador.

O Comitê Científico e os coordenadores de Mesas de Comunicações estarão encarregados de avaliar os resumos recebidos decidindo sobre sua aceitação. Apenas serão aceitos dois trabalhos por autor para os Simpósios ou Mesas de Comunicação, seja como primeiro autor ou em co-autoria com outros. Não haverá restrições sobre o número de trabalhos por autor nas sessões de pôsteres.

Todas as apresentações em Simpósios e Mesas de Comunicação deverão ser proferidas em inglês ou espanhol, que são as línguas oficiais do Congresso. Recomenda-se que as apresentações em inglês sejam acompanhadas por slides em espanhol e vice-versa. Os pôsteres também deverão ser escritos em Inglês ou Espanhol.

 

SIMPÓSIOS

Os Simpósios destinam-se a trabalhos de síntese com uma discussão mais aprofundada sobre um tema relevante específico, e todas as apresentações em um simpósio devem estar bem articuladas. Sugerimos que sejam evitadas abordagens disciplinares (Ex: Trauma ou Paleopatologia Oral) em favor de abordagens baseadas em problemas ou contextos de pesquisa (Ex: Investigando a deficiência física e o cuidado através da Paleopatologia, ou ainda, Paleopatologia em Contextos Urbanos).

Os simpósios serão organizados por no máximo dois coordenadores que convidarão os demais participantes, comportando no máximo cinco apresentações de 20 minutos, incluindo as apresentações dos coordenadores, e um período total de 20 minutos para perguntas e comentários após a finalização de todas as apresentações. A proposta do Simpósio deverá ser feita por um dos coordenadores, que será o responsável pela submissão de todos os resumos conjuntamente. O Simpósio somente será aceito quando todos os primeiros autores de todos os trabalhos que o compõe tiverem realizado sua inscrição. Quando forem efetuar suas inscrições os autores das apresentações que compõe o Simpósio deverão informar o nome do Simpósio no qual apresentarão.

O número de simpósios será seis e, caso ocorra um número maior de propostas, a seleção será realizada com base na atualidade ou no caráter inovador do tema, considerando-se também a sobreposição de temas. Caso haja simpósios não selecionados, os trabalhos inscritos nestas propostas serão realocados para Mesas de Comunicações ou Pôsteres.

Adicionalmente haverá dois simpósios sobre temas propostos pelo Comitê Organizador e coordenados por pesquisadores convidados.

 

MESAS DE COMUNICAÇÕES

Estes serão espaços destinados à apresentação de resultados de estudos de casos individuais, ou pesquisas direcionadas a um aspecto paleopatológíco ou paleoparasitológíco específico e realizadas em uma ou mais séries esqueléticas, ou ainda, pequenas sínteses. A inscrição de trabalhos está aberta a todos os pesquisadores interessados no tema e a coordenação de cada Mesa de Comunicações será definida pelo Comitê Organizador. As apresentações nesta modalidade serão de 15 minutos, com 5 minutos para perguntas logo após cada apresentação.

Há alguns temas gerais que gostaríamos de incentivar nas Mesas de Comunicações. São apenas sugestões baseadas nas programações dos PAMinSAs anteriores e nas programações dos Encontros Europeus, de maneira que trabalhos que não se enquadrem nesses temas poderão ser inscritos.

  1. Viver no litoral ou nas ribeiras: Paleopatologia e paleoparasitologia de grupos costeiros e ribeirinhos.
  2. A diáspora africana vista através da Paleopatologia e da Paleoparasitologia.
  3. A saúde no início e no fim da vida: Paleopatologia, Paleoparasitologia e cuidado na infância e na maturidade.
  4. Vivendo no limite: Conflitos, guerra, violência doméstica e Paleopatologia.
  5. Do presente ao passado: Big data, novos métodos e novas tecnologias aplicadas à Paleopatologia e Paleoparasitologia
  6. De areia, sol, sal e rochas: Paleopatologia e Paleoparasitologia em grupos vivendo em desertos e lugares áridos.
  7. Paleopatologia e Paleoparasitologia de animais.
  8. Cidades, vilas e missões: Paleopatologia e Paleoparasitologia em contextos urbanos ou de aumento de densidade populacional.
  9. Enfoques moleculares para o estudo da saúde humana e das doenças no passado.

PÔSTERES

A modalidade de Pôster é sugerida para aqueles trabalhos que apresentem estudos de caso, novidades sobre técnicas, métodos, critérios de diagnóstico ou ainda a apresentação de resultados preliminares ou de avanços específicos em pesquisas em andamento. As dimensões recomendadas são de 85 cm de largura por 120 cm de altura. Os Pôsteres deverão ser instalados no primeiro dia do PAMinSA VIII (14 de agosto) e permanecerão em exibição durante todo o decorrer do congresso, ao longo do qual haverá sessões especiais para que os autores dos pôsteres possam apresentar seus trabalhos.