Os ciclos ‘Vivenciando’ se caracterizaram pela incorporação de questões relativas a capacitação docente e do pós-graduando durante a crise sanitária global, e mais especificamente, os momentos e contextos da universidade no Brasil, dados seus modelos, práticas e responsabilidades. Cada um dos ciclos do Vivenciando, tendo claro que o objetivo não é sugerir ou propor consensos sobre ‘ideias’ ou ‘ideais’, mas sim aprender a partir da troca dos pontos de vista, constrói-se a partir de uma pergunta norteadora, representativa do foco do ciclo e das temáticas abordadas.
2020.1
12, 19 e 26 de junho
O Vivenciando 2020.1, observando o momento particular do primeiro semestre de 2020, tinha como pergunta “Formação superior no mundo pós-pandêmico: educação distanciada e à distância?”.
2020.2
04 e 08 de agosto 04 de setembro
O Vivenciando 2020.2, abordando mais especificamente elementos de complementação da formação docente e de capacitação do pós-graduando, tendo como referência a relação entre técnicas (meios) e concepções acerca de processos de ensino / aprendizagem (fins) perguntava “Ensino superior no mundo pós-pandêmico e desafios de ensinar e aprender: contradições não presenciais?”.