A educação é uma questão de relevância pública, sendo perpassada por intencionalidades teórica, prática, política e ética.

VIVENCIANDO 2022

Em 2022, o ‘Vivenciando’, buscando promover a reflexão sobre os sentidos e dimensões da docência e da publicação no âmbito da pós-graduação, estrutura-se em dois eixos: um voltado à formação profissional docente; e outro mais específico ao ambiente da pós-graduação, no que se refere ao paradigma do ditado ‘publique ou pereça’.

 

No primeiro eixo, abordaremos questões relativas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o papel social da ciência na perspectiva do docente (em formação) e príncipios éticos e humanos na formação docente. Essa temática será trabalhada em evento a ser realizado ao final de novembro, estruturado em dois módulos: o primeiro, ‘A Ciência como Processo Social e Científico na Formação’ (sessões ‘Ciência, Sociedade e Formação Docente’ e ‘Ambientes de Ensino, Inovação e Formação Docente’); o segundo, ‘Ciência e Humanidades na Construção de Abordagens Educacionais Integradas’ (sessões ‘A relação entre ciências e humanidades na formação docente’, ‘Virtual educagtion as an integrative educational approach’ e ‘Produção e Colaboração na Formação Docente’).

 

Complementarmente, a partir do próximo mês de setembro, pretendemos discutir a questão da formação para publicação desde suas raízes, incluindo a formação do docente e do pós-graduando, a avaliação da carreira acadêmica e o impacto da publicação nesta avaliação. Algumas perguntas norteadoras incluem: O dinamismo do ambiente de publicação tem potencial para mudar as ‘narrativas de sucesso’ usadas por docentes e pós-graduandos para nortear suas carreiras? Deveriam existir iniciativas proativas de formação sobre este tema? Qual o papel da comunicação mais ampla da ciência nesta análise?

2022

16 de setembro

Na abordagem da temática ‘Comunicação da Ciência. Publique ou Pereça?’, convidamos vocês para a primeira Mesa do Vivenciando 2022: Revistas Científicas na Perspectiva dos Editores. O que constitui ‘uma publicação de sucesso’?


Data e horário: 16 de setembro, 14hs


Transmissão pelo YouTube no link - https://youtu.be/9YbE4zNs87k

2022

30 de setembro

A partir do mês de setembro, discutiremos a questão da formação para publicação desde suas raízes, incluindo a formação do docente e do pós-graduando, a avaliação da carreira acadêmica e o impacto da publicação nesta avaliação. Algumas perguntas norteadoras incluem: O ambiente de publicação tem potencial para mudar as ‘narrativas de sucesso’ usadas por docentes e pós-graduandos para nortear suas carreiras? Qual o papel da comunicação mais ampla da ciência nesta análise? Na abordagem da temática Comunicação da Ciência: ‘Publique ou Pereça?’, convidamos vocês para a segunda Mesa do Vivenciando 2022 na que discutiremos A UNIVERSIDADE, A FORMAÇÃO E O PREÇO DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA. Revistas Científicas na Perspectiva dos Editores. O que constitui ‘uma publicação de sucesso’?


Data e horário: 30 de setembro, 14hs

2022

14 de outubro

Vivenciando 2022: The future of the Working Environment


Data e horário: 14 de Outubro, 14hs


Transmissão pelo YouTube no link - https://www.youtube.com/watch?v=CRlS9Mmn7Po&ab_channel=Pr%C3%B3-ReitoriadeP%C3%B3s-Gradua%C3%A7%C3%A3o-USP

2022

21 de outubro

Na abordagem da temática ‘Comunicação da Ciência. Publique ou Pereça’ teremos no próximo dia 21 de outubro, às 14hs, a Mesa ‘O processo social e científico na formação. Comunicação, transversalidades e a valorização na carreira”.


Data e horário: 30 de setembro, 14hs


Contato

+55 11 2648-0037
gprg@usp.br
+55 11 3091-2087
contato-prpg@usp.br

Endereço

Pró-Reitoria de Graduação da USP
Cidade Universitária - São Paulo - SP
Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP Rua da Reitoria, 374 - 4º andar - CEP 05508-220
Cidade Universitária - São Paulo - SP

A educação é uma questão de relevância pública, sendo perpassada por intencionalidades teórica, prática, política e ética.