Em 2022, o ‘Vivenciando’, buscando promover a reflexão sobre os sentidos e dimensões da docência e da publicação no âmbito da pós-graduação, estrutura-se em dois eixos: um voltado à formação profissional docente; e outro mais específico ao ambiente da pós-graduação, no que se refere ao paradigma do ditado ‘publique ou pereça’.
No primeiro eixo, abordaremos questões relativas ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, o papel social da ciência na perspectiva do docente (em formação) e príncipios éticos e humanos na formação docente. Essa temática será trabalhada em evento a ser realizado ao final de novembro, estruturado em dois módulos: o primeiro, ‘A Ciência como Processo Social e Científico na Formação’ (sessões ‘Ciência, Sociedade e Formação Docente’ e ‘Ambientes de Ensino, Inovação e Formação Docente’); o segundo, ‘Ciência e Humanidades na Construção de Abordagens Educacionais Integradas’ (sessões ‘A relação entre ciências e humanidades na formação docente’, ‘Virtual educagtion as an integrative educational approach’ e ‘Produção e Colaboração na Formação Docente’).
Complementarmente, a partir do próximo mês de setembro, pretendemos discutir a questão da formação para publicação desde suas raízes, incluindo a formação do docente e do pós-graduando, a avaliação da carreira acadêmica e o impacto da publicação nesta avaliação. Algumas perguntas norteadoras incluem: O dinamismo do ambiente de publicação tem potencial para mudar as ‘narrativas de sucesso’ usadas por docentes e pós-graduandos para nortear suas carreiras? Deveriam existir iniciativas proativas de formação sobre este tema? Qual o papel da comunicação mais ampla da ciência nesta análise?
Endereço