ACOMPANHE o projeto

Encontro de Pesquisa na Graduação em História

sOBRE O PROJETO

VIII EPEGH

Uma das mesas realizadas na VIII edição do Encontro.

A cada dois anos, o PET História realiza o Encontro de Pesquisa na Graduação em História (EPEGH)O objetivo do evento é oferecer uma oportunidade para estudantes da graduação e recém-formades apresentarem suas pesquisas, desenvolvidas individualmente ou em grupo. O EPEGH possibilita o encontro entre pesquisadores e estudantes, fomentando o compartilhamento do conhecimento e a divulgação de novas visões sobre antigos temas, e está aberto a trabalhos de qualquer curso, desde que a pesquisa tenha vínculos com a área de História. Ao participar, os pesquisadores terão seu trabalho agrupado com os demais, de tema semelhante, formando uma mesa temática que contará com a mediação de um pós-graduando da área.

Desde a V edição do evento são organizados e publicados os anais do EPEGH, o que garante, muitas vezes, a primeira possibilidade do graduando ter um artigo publicado.

ANAIS DO EPEGH

Conheça todas as publicações dos dos Anais do EPEGH e aproveite as diversas pesquisas que já passaram pelo nosso evento. Prestigie es estudantes que já participaram do Encontro de Pesquisa na Graduação em História.

A oitava edição do encontro de pesquisa aconteceu entre os dias 12 e 23 de setembro de 2023. Ao todo, foram 27 mesas, cada uma com um tema ou um recorte temporal próprio e contando com a mediação de alunas e alunos de pós-graduação. É interessante destacar que, embora a maioria destas mesas tenham ocorrido presencialmente no Departamento de História da Universidade de São Paulo, parte das mesas — herança da experiência de 2020 — ocorreu em formato online, o que permitiu que colegas de universidades de outras cidades e estados também pudessem compor nosso evento e, assim, enriquecer imensamente o evento como um todo!

A equipe PET História agradece mais uma vez as experiências recebidas durante o evento e todo o processo de criação deste material. O compartilhamento de pesquisas é um espaço importante não só para conhecer novos temas, mas também para ter uma visão das pesquisas atuais de História.

A realização da sétima edição do evento ocorreu entre os dias 05 e 30 de outubro de 2020. Contando com uma mesa de abertura e dez mesas de apresentações, presididas, preferencialmente por mestrandos; 35 apresentações, de graduandos de todo o país, estudantes ou não de História, porém todas ligadas com a disciplina histórica. O ano de 2020 foi atípico: em decorrência da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social, o evento foi realizado de maneira totalmente on-line e, portanto, buscando garantir que houvessem meios de apresentar apesar de eventuais problemas de conexão, o VII EPEGH teve duração maior, com mesas espaçadas e um menor número de apresentadores.

É dada aos alunos que apresentaram seus trabalhos a oportunidade de manter registro dessa mesma apresentação por meio desta publicação. Essa oportunidade se mostra valiosa uma vez que são poucas as oportunidades de publicação de trabalhos para alunos de graduação.

A equipe PET História agradece mais uma vez as experiências recebidas durante o evento e todo o processo de criação deste material. O compartilhamento de pesquisas é um espaço importante não só para conhecer novos temas, mas também para ter uma visão das pesquisas atuais de História.

Dentre as preocupações que presidiram a criação desse evento, podemos destacar: a ampliação da formação para além da grade curricular; o compartilhamento de metodologias de pesquisa entre os alunos; a expansão dos laços entre o PET-história e o restante da comunidade universitária; e a possibilidade de participação em um evento acadêmico. Utilizando esses princípios norteadores, foi concebido um evento capaz de fornecer aos graduandos uma experiência rica no que tange à pesquisa e ao convívio acadêmico. É pertinente ressaltar que os resultados alcançados com a atividade foram satisfatórios, ao ponto de mantermos uma periodicidade do evento, para que essa experiência fosse longa e duradoura na vida universitária, como de fato tem sido.

A realização da sexta edição do evento se deu entre os dias 05 e 09 de Novembro de 2018. Contando com 27 mesas de apresentações, presididas, preferencialmente. por mestrandos; 107 apresentações, todas de graduandos de todo o país, estudantes ou não de História, porém todas as apresentações tiveram ligação com a disciplina histórica.

Desse modo, foi dada aos alunos que apresentaram seus trabalhos a oportunidade de manter registro dessa mesma apresentação por meio desta publicação. Essa oportunidade se mostra valiosa uma vez que são poucas as oportunidades de publicação de trabalhos para alunos de graduação.

A equipe PET História agradece mais uma vez as experiências recebidas durante o evento e todo o processo de criação deste material. O compartilhamento de pesquisas é um espaço importante não só para conhecer novos temas, mas também para ter uma visão das pesquisas atuais de História.

Nesse sentido, com a realização da quinta edição do evento, ocorrido entre os dias 20 e 21 de novembro de 2016, tivemos a possibilidade de dar um salto qualitativo de máxima importância: a possibilidade de publicar os trabalhos apresentados. A presente publicação, assim, traz a possibilidade de registrar, por escrito, o conjunto de ideias apresentadas e debatidas pelos estudantes de graduação, oriundos de diversas instituições universitárias, não apenas do estado de São Paulo. Forma, igualmente, de tornar acessível os temas de pesquisas a todos, independente das distâncias geográficas, e, com isso, viabilizar novos contatos entre os graduandos que iniciam sua jornada pelo universo da pesquisa acadêmica.

Além disso, parece-nos apropriado comentar brevemente sobre a organização e realização do v epegh. Uma vez que o evento foi realizado durante o período letivo dos estudantes, a preocupação inicial foi sobretudo em relação ao tempo de duração do mesmo. Isso porque era de suma importância que ele não conflitasse totalmente com os horários das aulas e não viesse a tornar-se um distúrbio no cotidiano acadêmico dos estudantes. Desejávamos, também, que a organização do evento possibilitasse a participação dos alunos matriculados no curso de História — tanto no período vespertino, quanto no noturno. Entretanto, devido à greve que ocorreu no primeiro semestre de 2017, o calendário de aulas foi adaptado para um período menor do que o usual. O resultado disso para o evento foi que os dias de apresentação no encontro inevitavelmente conflitaram com os horários das aulas lecionadas no departamento. Por isso, a partir da avaliação realizada, sugeriu-se que a próxima edição do epegh seja organizada em parceria como Departamento de História, na qual se estabeleça, em comum acordo, uma semana exclusiva para a realização do Evento, sem conflitos de horários com os períodos letivos das aulas. No entanto, nesta quinta edição, na tentativa de minimizar os conflitos de horários com as aulas, as apresentações dos trabalhos foram realizadas principalmente nos períodos matutino e vespertino.

instituições responsáveis