PROJETO FAPESP: TRANSFORMAÇÕES RECENTES NO TECIDO URBANO DAS CIDADES BRASILEIRAS. PERSPECTIVAS PARA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SISTEMAS DE CIDADES
Período de desenvolvimento: 01 fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2028
Fomento: Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo Fapesp: 2022/01583-9
Pesquisador responsável: Jeferson Cristiano Tavares
Pesquisadores Associados: Fabiano Lemes de Oliveira ; Renato Luiz Sobral Anelli ; Sarah Feldman
Bolsistas de Doutorado:
Doutorandos Colaboradores: Janaina Matoso Santos, Júlia Carvalho Dias de Gouvea, Marília Gaspar de Souza Lima
Bolsistas de Mestrado: Carolina Menezes Horiquini, Gabriele Gomes Coelho, Naiara Nunes Ribeiro
Bolsistas de Iniciação Científica (graduação): Aisla Hitomi Matubara Gueshi, Bruno Sangali, Gabriela Correia Silva, Julia Ferreira Filgueiras, Maria Eliza Bastos Araujo Hayne de Oliveira
Bolsistas Jornalismo Científico (graduação): Giovanna de Vitro Chiachio, Júlia Sanches Pereira
Bolsistas de Trabalho Técnico (graduação): Carlos Eduardo Katsumata de Alencar, Isabela Telesi Pires
RESUMO
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasilieras: perspectivas para formulação de políticas públicas para sistemas de cidades” representa uma oportunidade de investigar cidades, regiões e as transformações necessárias diante das mudanças climáticas. A pesquisa agrega 22 bolsas da FAPESP para Trabalho Técnico, Iniciação Científica, Jornalismo Científico, Mestrado e Doutorado, além de bolsas do CNPq, e tem abordado temas como eventos extremos, resiliência e adaptabilidade de infraestrutura, transição dos padrões urbanos de desenvolvimento, políticas públicas, planejamento urbano e regional.
O principal problema da pesquisa é a caracterização do tecido urbano sob a perspectiva do sistema de cidades. A formulação desse problema decorre da HIPÓTESE de que as tendências e os padrões do ordenamento territorial recente estão orientados pela metropolização e dispersão urbana que transformam o tecido urbano na escala territorial e se correlacionam com a intensificação de alguns eventos climáticos extremos. Percepção que situa o tecido urbano no centro da discussão dos aspectos socioeconômicos e ambientais das cidades brasileiras.
A importância da pesquisa reside no entendimento dos aspectos urbanísticos como razões e efeitos das vulnerabilidades sociais, mas também como oportunidades de transformação dos padrões vigentes pela construção de subsídios para as políticas públicas urbano-regionais.
OBJETIVOS
Objetivo geral: compreender as transformações recentes do tecido urbano por meio dos aspectos urbanísticos que caracterizam os sistemas de cidades brasileiras.
Objetivos complementares:
- Identificar e caracterizar as transformações recentes – padrões e tendências – do tecido urbano das cidades brasileiras considerando os estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre as tipologias intraurbanas (IBGE, 2017), bem como por estudos de casos e levantamentos de campo;
- Relacionar as transformações recentes do tecido urbano aos processos de metropolização e dispersão urbana;
- Problematizar a relação do tecido urbano (influência e comportamento) com os eventos extremos (de secas, inundações e deslizamentos) partindo da gestão das águas e do mapeamento de desastres climáticos, ambos mapeados pelo governo federal (no CEMADEN [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais], INMET [Instituto Nacional de Meteorologia] e ANA [Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico]);
- A partir de casos nacionais selecionados resultantes do Projeto Regular FAPESP 2018/13637-0 e de insumo teórico e empírico de casos estrangeiros por parcerias com instituições estrangeiras, mapear a transição dos modelos conceituais de “lugar central” para “cidade-região” e os limites e desafios para a aplicação do regional design nas cidades brasileiras como estratégia de planejamento;
- Compreender essas transformações na rede urbana brasileira com perspectivas à aplicação inovadora dos instrumentos de ordenamento territorial existentes e que abordem sistemas de cidades (como Zoneamento Ecológico Econômico, Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado, Diretrizes para Unidades de Conservação, Assistência às Gerências de Bacias Hidrográficas, Planos Diretores Regionais e/ou Zoneamento Costeiro).
A originalidade da pesquisa está na investigação dos elementos urbanísticos do tecido urbano pela escala regional da rede urbana brasileira e na construção de orientações para políticas públicas por sistemas de cidades.
O principal desafio é verificar como esse ordenamento se comporta frente aos eventos extremos, quais suas contribuições à intensificação dos desastres climáticos e como está submetido às vulnerabilidades ambientais e sociais. Sobretudo na elucidação de duas perguntas: como os padrões vigentes de urbanização colaboram para a intensificação desses eventos; e como o tecido urbano é afetado pelas ocorrências de secas, cheias e deslizamentos nas áreas urbanas.
A literatura nacional tem explorado com sucesso as escalas de vizinhança, metropolitana e macrometropolitana por esse viés, portanto o que se propõe é a complementaridade desse repertório na escala regional de sistemas de cidades afim de avançar às fronteiras da produção científica na área do urbanismo. Metodologicamente, a pesquisa ocorre por aprofundamento exploratório da análise territorial verificando quais as tendências e os padrões que as ações e investimentos públicos e privados urbanísticos têm consolidado. A partir do referencial teórico relacionado à morfologia urbana, define como principal objeto da pesquisa os casos emblemáticos de cidades com transformações do tecido urbano no período 1990-2019 para confrontá-los entre si e entre casos estrangeiros. A discussão dos paradigmas nacionais e internacionais de planejamento ocorre pelo conceito de regional design; e as interpretações recentes sobre urbanização ocorrem pelos conceitos de lugares centrais e cidade-região.
Resultados esperados:
O principal resultado esperado na pesquisa é a elaboração de um quadro dos padrões e tendências do recente processo brasileiro de urbanização (pós-1988) no âmbito do tecido urbano de sistemas de cidades. Do que deriva um produto que pode ser sintetizado por subsídios para políticas públicas urbano-regionais inovadoras e que colaborem para a construção de alterativas às vulnerabilidades sociais e ambientais que estão sendo potencializadas pelos eventos extremos.
RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA
RELATÓRIOS, TESES E DISSERTAÇÕES
A pesquisa tem sido construída por meio do trabalho coletivo de pesquisadores de diversos níveis. Abaixo são disponibilizados relatórios de iniciação científica, relatórios de jornalismo científico, dissertações e teses publicados que estão vinculados à presente pesquisa, que constituem resultados parciais da investigação.
PROPOSTAS PARA CIDADES
A partir da discussão dos resultados obtidos na pesquisa tem sido criados espaços de debate com o objetivo de formular soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas no contexto das cidades brasileiras, propiciando meios de aplicação direta dos conhecimentos produzidos no âmbito da investigação. Confira abaixo os resultados produzidos por essas ações:
“DISCIPLINA CIDADES EXTREMAS, CIDADE CRÍTICA”
A disciplina Cidades Extremas, Cidade Crítica foi ministrada no formato de Workshop Internacional, integrando alunos de graduação, mestrado e doutorado do IAU USP. Durante as atividades, os estudantes participaram de palestras com convidados com atuação no Brasil e no exterior, que fomentaram as discussões entre os cursistas sobre as mudanças climáticas e os desafios para as cidades brasileiras. Nesse contexto, os alunos formularam propostas para sete cidades brasileiras, com realidades urbanas bastante distintas. Confira abaixo as soluções adotadas:
JORNALISMO CIENTÍFICO
A partir das discussões sobre a pesquisa em curso, os pesquisadores envolvidos realizaram reflexões sobre os eventos extremos em três contextos brasileiros: a) Eventos Extremos no Litoral Brasileiro; b) Seca no Rio Amazonas; e c) Enchentes no Rio Grande do Sul. Essa ação conduziu à proposição sobre possíveis meios de enfrentamento a partir de quatro eixos: Infraestrutura, Políticas Públicas, Governança e Planejamento. A fim de promover a divulgação dessas ações os resultados foram organizados em formato de infrográfico pelas bolsistas de Jornalismo Científico (Giovanna de Vitro Chiachio e Julia Sanches Pereira), favorecendo o diálogo com a sociedade por meio da divulgação científica.
Conheça abaixo as soluções adotadas:
[POLICE BRIEF] COMO AS ÁREAS ÚMIDAS PODEM SER ESTRATÉGICAS PARA COMBATER O IMPACTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS SOBRE AS CIDADES?
A pesquisa de mestrado “Cidade e água nos territórios amazônicos: urbanização das áreas inundáveis na cidade de Macapá – AP”, de autoria de Ana Paula Cascaes, suscitou discussões sobre a contribuição das áreas úmidas amazônicas para soluções aos impactos das mudanças climáticas. Cofira aqui o policy brief publicado pela pesquisadora do INFRA, que sinteriza o contexto das áreas úmidas, em especial em Macapá, e demonstra como essas áreas podem ser utilizadas como resposta às mudanças climáticas a partir de um olhar para o Planejamento, Políticas Públicas, Governança e Infraestrutura.
2025
Aproximação teórico-conceitual – 2B
(Processo nº 2024/17080-1 de Vigência: 01/12/2024 a 30/11/2025)
(Disponível aqui)
Bolsista: Gabriela Correia Silva
Orientador: Jeferson Tavares
A presente pesquisa tem como objetivo inserir o aluno em um ambiente de investigação científica na área de urbanismo e planejamento urbano e regional, visando à sistematização de literatura e dados sobre a relação entre infraestrutura urbana (saneamento, transporte, habitação e urbanização de favelas) e desenvolvimento urbano. Metodologicamente, o estudo se fundamenta na análise multicritério, utilizando aespacialização dos dados e o cruzamento de diferentes fontes e bases de informação paraconsolidar um panorama das condições atuais das cidades brasileiras. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se apoia no conceito de regional design, que emprega exercícios prospectivos para validar e consolidar seus resultados. O trabalho busca identificar e distinguir padrões de evolução do tecido urbano em cidades que desempenham funções estratégicas em estruturas territoriais, como aquelas situadas ao longo de rodovias federais, inseridas em regiões específicas e categorizadas como polos ou sedes metropolitanas. As fontes de dados utilizadas são provenientes de dois projetos em andamento sob a coordenação do orientador da pesquisa (Processo 2022/01583-9 –FAPESP; Processo 307498/2023-9 – CNPq, Modalidade PQ, Nível 2).
Palavras-chaves: infraestruturas; tecido urbano; estruturas territoriais; regionalização
Infraestrutura, desenvolvimento urbano e os aspectos climáticos nas cidades brasileiras
(Disponível Aqui)
Bolsista: Bruno Sangali
Orientador: Jeferson Tavares
A presente pesquisa tem como objetivo inserir o aluno em um ambiente de investigação científica na área de urbanismo e planejamento urbano e regional, visando à sistematização de literatura e dados sobre a relação entre infraestrutura urbana (saneamento, transporte, habitação e urbanização de favelas) e desenvolvimento urbano. Metodologicamente, o estudo se fundamenta na análise multicritério, utilizando aespacialização dos dados e o cruzamento de diferentes fontes e bases de informação paraconsolidar um panorama das condições atuais das cidades brasileiras. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se apoia no conceito de regional design, que emprega exercícios prospectivos para validar e consolidar seus resultados. O trabalho busca identificar e distinguir padrões de evolução do tecido urbano em cidades que desempenham funções estratégicas em estruturas territoriais, como aquelas situadas ao longo de rodovias federais, inseridas em regiões específicas e categorizadas como polos ou sedes metropolitanas. As fontes de dados utilizadas são provenientes de dois projetos em andamento sob a coordenação do orientador da pesquisa (Processo 2022/01583-9 –FAPESP; Processo 307498/2023-9 – CNPq, Modalidade PQ, Nível 2).
Palavras-chaves: infraestruturas; tecido urbano; estruturas territoriais; regionalização.
.
TECIDO URBANO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: O CONTEXTO DE CIDADES RIBEIRINHAS AMAZÔNICAS
Revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de dados – 1B
(Processo nº 2024/08237-4 de Vigência: 01/09/2024 a 31/08/2025)
(Disponível Aqui)
Bolsista: Julia Ferreira Filgueiras
Orientador: Jeferson Tavares
O presente estudo tem como objetivo compreender, a partir da leitura dos referenciais teóricos relacionados a morfologia urbana, conceitos de lugares centrais e cidade-região e regional design, as recentes transformações no tecido urbano de cidades brasileiras, compreendendo-as em uma escala regional a partir da constituição de sistemas de cidades. Metodologicamente, a pesquisa dá sequência aos trabalhos financiados pela FAPESP (Projeto Regular 2018/13637-0) e é constituída pelo aprofundamento da análise territorial de casos emblemáticos de cidades no interior do estado do Amazonas que sofreram com secas e estiagens extremas no período de 2021 a 2024. Avalia-se em que medida os padrões territoriais de dispersão urbana impactam no ordenamento do tecido urbano e como esse ordenamento se comporta frente aos eventos extremos, quais suas contribuições à intensificação dos desastres climáticos e como está submetido às vulnerabilidades ambientais e sociais.
Palavras-chave: Amazônia; Tecido urbano; Morfologia urbana; Seca;
.
TRANSFORMAÇÕES DO TECIDO URBANO E EVENTOS CLIMÁTICOS: SISTEMA DE CIDADES NA BACIA TOCANTINS-ARAGUAIA
Revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de dados – 1A
(Processo nº 2024/08239-7 de Vigência: 01/08/2024 a 31/07/2025)
(Disponível Aqui)
Bolsista: Aisla Hitomi Matubara Gueshi
Orientador: Jeferson Tavares
O objetivo é avançar em revisão bibliográfi ca compatível para avaliar o ordenamento do tecido urbano de cidades brasileiras, principalmente frente aos eventos extremos, entendendo quais suas contribuições à intensifi cação dos desastres climáticos e sua relação com as vulnerabilidades ambientais e sociais. O objeto de análise foi o tecido urbano de cidades no território da bacia hidrográfica Tocantins-Araguaia que, entre os anos de 2021 e 2024, especialmente em janeiro de 2021 quando a região foi atingida por eventos climáticos extremos de inundação e de enchentes. A pesquisa está inserida no projeto “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras: Perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades”, processo 2022/01583-9, e foi desenvolvida na Etapa 1 do projeto. Seu desenvolvimento partiu inicialmente da revisão bibliográfi ca, o levantamento e sistematização de dados a partir de fontes e bases documentais desenvolvidos pela ANA, CEMADEN, IBGE, SGB e Defesas Civis. Na sequência, foi feita análise de dados das cidades escolhidas. Foram produzidas três tipologias de fi chas para cada cidade, com informações selecionadas a fi m de balizar as análises posteriores. Foram considerados âmbitos de análise sobre tecido urbano, tipologias intraurbanas, formas de dispersão urbana e caracterização dos eventos extremos nas cidades estudadas.
Palavras-Chaves: Morfologia Urbana; Tecido Urbano; Eventos extremos; Sistema de cidades; Bacia Tocantins-Araguaia.
…
TRANSFORMAÇÕES RECENTES EM CIDADES BRASILEIRAS – ESTUDO EM SISTEMA DE CIDADES DO SUL DA BAHIA
Aproximação teórico-conceitual – 2A: Forma urbana e morfologia urbana
(Processo nº 2024/08238-0 de Vigência: 01/08/2024 a 31/07/2025)
(Disponível aqui)
Bolsista: Maria Eliza Bastos Araujo Hayne de Oliveira
Orientador: Jeferson Tavares
Este trabalho parte do estudo das principais literaturas acerca da morfologia urbana, a fim de entender quais as produções sobre esse campo disciplinar e assim poder sistematizar os conhecimentos no sentido de incluir possíveis análises em diferentes territórios brasileiros, considerando o contexto contemporâneo das mudanças climáticas. Dessa maneira, tendo em vista os eventos climáticos extremos ocorridos no sul da Bahia entre os anos de 2021 e 2022, busca-se identificar e analisar a relação desses eventos com a morfologia urbana dos municípios estudados, inseridos em um sistema de cidades. Para isso, foi feito um recorte em dois territórios de identidade da região Sul do estado da Bahia – Costa do Descobrimento e Litoral Sul – e foram selecionados alguns municípios para os quais foram levantados os tipos de ocorrência e frequência dos eventos registrados. Paralelamente, foram elaboradas fichas com os dados obtidos e os recortes de tipologias dos tecidos urbanos estudados nesses locais, para então sobrepor e efetuar análises a fim de servir como base para a proposição de políticas públicas regionais e municipais, baseadas na relação entre a morfologia urbana e os impactos dos eventos climáticos extremos.
Palavras-Chaves: Morfologia Urbana; Eventos Climáticos Extremos; Sistema De Cidades; Sul da Bahia; Tipologias.
2025
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CIDADES BRASILEIRAS: MEIOS DE DIFUSÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
(Disponível Aqui)
Bolsista: Giovanna de Vitro Chiachio
Orientador: Jeferson Tavares
O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as mudanças climáticas e as cidades brasileiras, integrando o público aos conhecimentos desenvolvidos no projeto FAPESP “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras”. A partir da análise de eventos extremos como secas no Amazonas, inundações no Rio Grande do Sul e movimentos de massa e avanço do mar no litoral, o estudo adota metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, capacitação em jornalismo científico, produção de dados e elaboração de cartografias e infográficos por meio das ferramentas QGIS, Photoshop e Canva. O trabalho resultou na produção de reportagens e infográficos temáticos, voltados à divulgação acessível da pesquisa acadêmica e à promoção de políticas públicas urbanas mais sensíveis às questões climáticas.
Palavras-chave: mudanças climáticas; urbanismo; comunicação científica.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CIDADES BRASILEIRAS: MEIOS DE DIFUSÃO E DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
(Disponível Aqui)
Bolsista: Julia Sanches Pereira
Orientador: Jeferson Tavares
O presente trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as mudanças climáticas e as cidades brasileiras, integrando o público aos conhecimentos desenvolvidos no projeto FAPESP “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras”. A partir da análise de eventos extremos como secas no Amazonas, inundações no Rio Grande do Sul e movimentos de massa e avanço do mar no litoral, o estudo adota metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, capacitação em jornalismo científico, produção de dados e elaboração de cartografias e infográficos por meio das ferramentas QGIS, Photoshop e Canva. O trabalho resultou na produção de reportagens e infográficos temáticos, voltados à divulgação acessível da pesquisa acadêmica e à promoção de políticas públicas urbanas mais sensíveis às questões climáticas.
Palavras-chave: mudanças climáticas; urbanismo; comunicação científica.
2025
CARTOGRAFIAS E MAPEAMENTOS DO TECIDO URBANO E DE SISTEMAS DE CIDADES NO BRASIL-1
(Disponível Aqui)
Bolsista: Carlos Eduardo Katsumata de Alencar
Orientador: Jeferson Tavares
O trabalho técnico integra o projeto “Cartografias e mapeamentos do tecido urbano e de sistemas de cidades no Brasil”, vinculado à pesquisa “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras. Perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades”. Teve como objetivo principal produzir e sistematizar cartografias temáticas que representassem a estrutura e as transformações recentes do tecido urbano brasileiro, com ênfase na análise dos sistemas de cidades. Metodologicamente, envolveu o uso de ferramentas digitais de geoprocessamento, tratamento de bases de dados espaciais e elaboração de mapas analíticos e interpretativos. O resultado consistiu em produtos cartográficos que contribuem para o aprimoramento das análises urbanas e para a comunicação dos resultados do projeto principal.
CARTOGRAFIAS E MAPEAMENTOS DO TECIDO URBANO E DE SISTEMAS DE CIDADES NO BRASIL-2
(Disponível Aqui)
Bolsista: Isabela Telesi Pires
Orientador: Jeferson Tavares
O trabalho técnico integra o projeto “Cartografias e mapeamentos do tecido urbano e de sistemas de cidades no Brasil”, vinculado à pesquisa “Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras. Perspectivas para formulação de políticas públicas em sistemas de cidades”. Teve como objetivo principal produzir e sistematizar cartografias temáticas que representassem a estrutura e as transformações recentes do tecido urbano brasileiro, com ênfase na análise dos sistemas de cidades. Metodologicamente, envolveu o uso de ferramentas digitais de geoprocessamento, tratamento de bases de dados espaciais e elaboração de mapas analíticos e interpretativos. O resultado consistiu em produtos cartográficos que contribuem para o aprimoramento das análises urbanas e para a comunicação dos resultados do projeto principal.
Ainda não há publicações nesta modalidade. Confira abaixo as dissertações de mestrado vinculadas ao projeto em andamento:
..Título: “Assentamentos precários em Cidade Tiradentes, São Paulo-SP: Perspectivas de urbanização e Justiça climática”
Autor: Carolina Menezes Horiquini
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2024-2026
Resumo: A presente pesquisa tem como foco os assentamentos precários e os efeitos dos eventos extremos, buscando compreender como as características da morfologia urbana e suas modificações relacionam-se a esses fenômenos. Como objeto, toma-se o tecido urbano dos assentamentos da Cidade Tiradentes, na Zona Leste do Município de São Paulo, e em específico, a Comunidade Cachoeira das Garças e seu entorno, no bairro Cohab Sítio Conceição, no qual serão analisados a multiplicidade dos tecidos urbanos relacionada a forma de produção de espaço, tendo em vista sua relação com as mudanças climáticas e suas correlações locais e regionais. Espera-se contribuir com o campo teórico que estuda a relação entre assentamentos precários e questão ambiental, amplificando a relevância da justiça climática nesse diálogo.
Palavras-chave: Assentamentos Precários; Vulnerabilidade Socioambiental; Justiça Climática.
..
Título: “Região Metropolitana de Porto Alegre e os atuais eventos extremos. Quais as relações entre as transformações do tecido urbano e as mudanças climáticas?”
Autor: Naiara Nunes Ribeiro
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2025-2027
Resumo: O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como o processo de transformação do tecido urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) relaciona-se às mudanças climáticas. Com essa finalidade, definem-se como os objetos de análise a cidade de Porto Alegre-RS, sua inserção metropolitana na RMPA e os desastres decorrentes dos eventos extremos de maio de 2024. A questão central é compreender como o processo de urbanização dessa área relaciona-se com os eventos extremos, quais suas particularidades, os padrões e suas vulnerabilidades frente às mudanças climáticas. Parte-se do reconhecimento de um processo de urbanização nacional cada vez mais regionalizado, portanto, o projeto se apoia em um método de pesquisa que busca transitar entre a dimensão regional das infraestruturas e a dimensão local dos impactos. Para essa finalidade, tem como base o debate conceitual sobre cidade-região para nortear a discussão sobre a indissociabilidade dessas dinâmicas. Com isso, espera-se identificar um quadro de padrões e tendências do desenvolvimento territorial da RMPA e proporcionar críticas e perspectivas em relação aos riscos relacionados às mudanças climáticas.
Palavras-chave: Sistema de Cidades, Tecido Urbano, Políticas Públicas, Mudanças Climáticas
Título: “Transformações no tecido urbano e impactos dos eventos climáticos extremos na região do Vale do Taquari (Rio Grande do Sul)”
Autor: Gabrielle Gomes Coelho
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2025-2027
Resumo: A pesquisa tem o objetivo de investigar a relação entre as transformações no tecido urbano e os impactos dos eventos extremos climáticos recentes pela análise dos municípios no Vale do Taquari (Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul), região intensamente afetada pelos desastres climáticos de 2024 e cujas cidades demonstram indícios de transformações atreladas às infraestruturas regionais. A pesquisa se justifica pelo reconhecimento das transformações recentes no tecido urbano dos municípios brasileiros, atreladas aos processos de metropolização territorial e dispersão urbana, e da intensificação dos impactos dos eventos climáticos extremos sobre as cidades. Como argumento central, está a existência de uma relação entre os processos de urbanização, a transformação dos tecidos urbanos e a intensificação das consequências da incidência dos eventos nas cidades. A metodologia é qualitativa e exploratória e se baseia no referencial teórico relacionado à morfologia e redes urbanas em diferentes escalas, aos conceitos de risco climático, vulnerabilidade, adaptabilidade, resiliência climática e ao regional design como campo a partir do qual serão discutidos os paradigmas nacionais e internacionais de planejamento.
Palavras-chave: Morfologia urbana, Sistema de cidades, Infraestrutura, Eventos climáticos extremos, Políticas Públicas.
..
Ainda não há publicações nesta modalidade.
GERAL
Transformações recentes no tecido urbano das cidades brasileiras. Perspectivas para formulação de políticas públicas para sistemas de cidades
Processo n° 2022/01583-9 de vigência 01/02/2023 a 31/01/2028
Pesquisador responsável: Jeferson Cristiano Tavares
Relatórios:
RRelatório Anual 20/07/2024 a 20/01/2026 – disponível aqui
.
MESTRADO
Assentamentos Precários e Justiça Climática: Aproximações de Análises por Aspectos Urbanísticos em Cidade Tiradentes, São Paulo/SP
Processo n° 2024/11563-0 de Vigência: 01/10/2024 – 30/09/2026
Mestranda: Carolina Menezes Horiquini
Relatórios:
Relatório Anual 01/10/2024 – 20/01/2026 – disponível aqui
Transformações no tecido urbano e impactos dos eventos climáticos extremos na região do Vale do Taquari (Rio Grande do Sul)
Processo n° 2025/01224-7 de Vigência: 01/05/2025 a 30/04/2027
Mestranda: Gabrielle Gomes Coelho
Relatórios:
Relatório Anual 01/05/2025 a 20/01/2026 – disponível aqui
Região Metropolitana de Porto Alegre e os atuais eventos extremos. Quais as relações entre as transformações do tecido urbano e as mudanças climáticas?
Processo n° 2025/01221-8 de Vigência: 01/04/2025 a 31/03/2027
Mestranda: Naiara Nunes Ribeiro
Relatórios:
Relatório Anual 01/04/2025 a 20/01/2026 – disponível aqui
.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de dados – 1A
Processo n° 2024/08239-7 de Vigência: 01/08/2024 a 31/07/2025
Bolsista de Iniciação Científica: Aisla Hitomi Matubara Gueshi
Relatórios:
Relatório Científico Final (08/2024 a 31/07/2025) – disponível aqui
Revisão bibliográfica, levantamento e sistematização de dados – 1B
Processo n° 22024/08237-4 de Vigência: 01/09/2024 a 31/08/2025
Bolsista de Iniciação Científica: Julia Ferreira Filgueiras
Relatórios:
Relatório Científico Final (01/09/2024 a 31/08/2025) – disponível aqui
Aproximação teórico-conceitual – 2A
Processo n° 2024/08238-0 de Vigência: 01/08/2024 a 31/07/2025
Bolsista de Iniciação Científica: Maria Eliza Bastos Araujo Hayne de Oliveira
Relatórios:
Relatório Científico Final (01/08/2024 a 31/07/2025) – disponível aqui
Aproximação teórico-conceitual – 2B
Processo n° 2024/17080-1 de Vigência: 01/12/2024 a 30/11/2025
Bolsista de Iniciação Científica: Gabriela Correia Silva
Relatórios:
Relatório Científico Final (01/12/2024 a 30/11/2025) – Disponível aqui
Tecido urbano, infraestrutura e experiências em soluções baseadas na natureza: Internacionalização do debate – 3A
Bolsista de Iniciação Científica: Bruno Sangali
Processo n° 25/09862-2 de Vigência: 01/09/2025 a 31/07/2026
Relatórios:
Relatório Científico Final (01/12/2024 a 30/11/2025) – Disponível aqui
.
JORNALISMO CIENTÍFICO
Mudanças climáticas e cidades brasileiras: meios de difusão e de produção de conhecimento
Edital Comunicar Ciência – JC1
Bolsista de Jornalismo Científico: Giovanna de Vitro Chiachio
Processo n° __________ de Vigência: _______________________
Relatórios:
Relatório Científico Final (_______________) – disponível aqui
Mudanças climáticas e cidades brasileiras: meios de difusão e de produção de conhecimento
Edital Comunicar Ciência – JC1
Bolsista de Jornalismo Científico: Julia Sanches Pereira
Relatórios:
Relatório Científico Final (_______________) – disponível aqui
.
TRABALHO TÉCNICO
Cartografias e mapeamentos do tecido urbano e de sistemas de cidades no Brasil-2
Bolsista de Trabalho Técnico 1 (Bolsa TT-1): Isabela Telesi Pires
Período de vigência: 01/082024 a 31/08/2025
Realtórios:
Relatório Científico Final ( 01/08/2024 a 31/08/2025) – disponível aqui
Cartografias e mapeamentos do tecido urbano e de sistemas de cidades no Brasil-1
Bolsista de Trabalho Técnico 1 (Bolsa TT-1): Carlos Eduardo Katsumata de Alencar
Período de vigência: 01/08/2024 a 31/07/2025
Realtórios:
Relatório Científico (01/08/2024 a 31/07/2025) – disponível aqui
Cartografias e mapeamentos do tecido urbano e de sistemas de cidades no Brasil-3
Bolsista de Trabalho Técnico 1 (Bolsa TT-1): Carlos Eduardo Katsumata de Alencar
Período de vigência: 01/09/2025 a 31/08/2026
Realtórios:
Relatório Científico (01/09/2025 a 20/01/2026)- disponível aqui
*As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.

















