Pós-Graduação em Odontologia – Periodontia Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto
[social name="all"]

Defesas Teses / Dissertações

Depósito das Dissertações / Teses

Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Periodontia) da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – FORP.

XI – PROCEDIMENTOS PARA DEPÓSITO DA DISSERTAÇÃO/TESE

XI.1 Formato das Dissertações de Mestrado
O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação. A estrutura da dissertação de mestrado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet, e deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Discussão;
– Conclusões;
– Bibliografia;
– Anexos;
– Apêndices.
XI.2 Formato das Teses de Doutorado
O trabalho final no curso de doutorado será na forma de uma tese na forma tradicional ou na forma de coletânea de artigos.
A estrutura da tese de doutorado é definida pela publicação “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT)” publicado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) USP, disponibilizado na página do programa na Internet.
A tese no formato tradicional deverá conter os seguintes itens:
– Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
– Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
– Resumo em Português;
– Abstract em Inglês;
– Introdução;
– Material e Métodos;
– Resultados;
– Discussão;
– Conclusões;
– Bibliografia;
– Anexos;
– Apêndices.
A tese de doutorado na forma de coletânea de artigos deverá ter ao menos dois artigos publicados. Neste caso, o autor deverá apresentar anuência das editoras para a publicação de cada um destes artigos na tese. Após o capítulo de introdução, o autor deverá incluir um capítulo descrevendo a relação entre os artigos presentes no corpo da tese.
XI.3 Depósito de Dissertações ou Teses
O depósito da dissertação ou tese deverá ser realizado pelo aluno, com anuência do orientador, no formato digital, via Sistema Janus, até o último dia do seu prazo regimental. Documentações adicionais poderão ser solicitadas pela CCP ou CPG.
Para o Mestrado, o depósito deverá apresentar comprovante de submissão de pelo menos 1 manuscrito submetido a periódicos classificados como Qualis CAPES (Área de Odontologia) igual ou superior a B1.
Para o Doutorado, na área de Periodontia, o depósito deverá ser acompanhado de comprovante de submissão de pelo menos 2 manuscritos a periódicos classificados como Qualis CAPES (Área de Odontologia) igual ou superior a A2. Além disso, o aluno deverá apresentar comprovante da revisão dos artigos por 2 (dois) orientadores do programa que não sejam o orientador principal do aluno, com data anterior à submissão dos mesmos.
Para o Doutorado, na área de Cirurgia, o depósito deverá ser acompanhado de comprovante de submissão de pelo menos 2 manuscritos a periódicos classificados como Qualis CAPES (Área de Odontologia) igual ou superior a A2.

 

📌 Procedimentos para Depósito da Dissertação/Tese

O depósito da dissertação ou tese deve seguir os procedimentos estabelecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Periodontia).

👉 Para orientações detalhadas e acesso aos formulários necessários, o aluno deve entrar em contato com a **Secretaria do Programa**:

* 📧 E-mail: ppg.perio@usp.br
* 📞 Telefone: (16) 3315-4788

A Secretaria fornecerá as instruções atualizadas, os formulários corretos e esclarecerá eventuais dúvidas sobre prazos e documentação exigida.