Pós-Graduação em Odontologia – Periodontia Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Histórico e Perfil do Aluno

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Periodontia foi criado em 1998, inicialmente com o Curso de Mestrado em Periodontia, como uma necessidade do departamento de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da FORP-USP em formar profissionais para docência e pesquisa na área de Periodontia. O programa evoluiu e foi criada a área de Cirurgia.

Na busca por aprimoramento, os docentes realizaram estágios de pós-doutoramento no exterior, estabelecendo importantes contatos e trazendo novas tecnologias. A maior capacitação docente alavancou à obtenção de financiamentos FAPESP e CNPq, os quais possibilitaram a estruturação de laboratórios de pesquisa, inicialmente o de cultura de células e o de cortes de tecidos mineralizados.

Nesse processo, a consolidação do programa foi resultado de um projeto coletivo do Departamento de quase uma década, envolvendo agregação e qualificação de docentes, bem como captação de recursos para a criação da infraestrutura de pesquisa. Ainda, essa trajetória foi enriquecida pelas parcerias internacionais, colaborações em projetos de pesquisa com centros de excelência nas Universidades da Basiléia (Suíça), de Giessen (Alemanha), de Gotemburgo (Suécia), de Michigan e de Washington (EUA), de Chieti, em Pescara (Itália), e com o Convênio Acadêmico Internacional entre a USP e a Universidade de Sheffield, Reino Unido.

O programa busca formar o profissional de excelência em docência e pesquisa nas áreas de Periodontia ou Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, com as seguintes competências: 

  • Exercer a docência em cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia em entidades de ensino públicas ou privadas, com consciência ética, formação humanista e habilidade didática;
  • Elaborar projetos e obter fomento para o desenvolvimento de pesquisas científicas; 
  • Orientar alunos em nível de iniciação científica e pós-graduação latu e stricto sensu (mestrado e doutorado); 
  • Assessorar e atuar em pesquisa e desenvolvimento de produtos na área da saúde;
  • Atuar em cursos de extensão universitária e oferecer serviços à comunidade.