Pós-Graduação em Odontologia – Periodontia Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Linhas de Pesquisa

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL:

1. Análise crítica dos fatores relacionados à reparação óssea

Avaliação histomorfométrica e qualitativa de interface osso-implante. Avaliação “in vivo” e “in vitro” do reparo ósseo em osteotomias e fraturas faciais, assim como de testes laboratoriais de fixação de fraturas ósseas e levantamentos epidemiológicos.
 

2. Biocompatibilidade de materiais empregados como substitutos ósseos

Avaliação de novos materiais destinados à aplicação clínica como subst. ósseos, utilizando cultura de células ou de tecidos. Estudo in vitro do meio biológico frente a materiais apresentando diferentes características de composição, estrura e superfície.

 
 
PERIODONTIA:

1. Diagnóstico e Tratamento Periodontal e Periimplantar

Busca analisar os recursos para diagnóstico e avaliação do paciente periodontal e avaliar as terapias associadas ou não a adjuvantes, nas diferentes abordagens terapêuticas periodontais e periimplantares. Nome completo “DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO NÃO CIRÚRGICO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS E PERIIMPLANTARES RELACIONADAS OU NÃO A ENVOLVIMENTOS SISTÊMICOS”.

 

2. Técnicas Cirúrgicas, Biomateriais e Reparo Tecidual

O objetivo da presente linha de pesquisa é o de avaliar as diferentes técnicas cirúrgicas, os biomateriais, e reação celular e tecidual às superfícies de implantes, através de estudos “in vitro” e “in vivo”. Nome completo “ESTUDO CLÍNICO E EXPERIMENTAL DE TÉCNICAS CIRÚRGICAS, BIOMATERIAIS E REPARO TECIDUAL NAS ÁREAS DE PERIODONTIA E IMPLANTODONTIA”.

 

3. Doenças Inflamatórias, Infecciosas e Neoplásicas

O foco está no estudo dos processos biológicos e manifestações clínicas das condições sistêmicas associadas aos tecidos periodontais. Nome completo “PESQUISA BÁSICA, TRANSLACIONAL E CLÍNICA DOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS E PATOLÓGICOS DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS, INFECCIOSAS E NEOPLÁSICAS E DAS CONDIÇÕES DO COMPLEXO MAXILOMANDIBULAR”.