Apresentação
- Histórico
- Objetivos
- Conceito CAPES
- Coordenação
- Reuniões da CCP
- Calendário de Reuniões da CPG
- Contato
O Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia
A pós-graduação em Psicobiologia é um programa interdisciplinar, que desde sua instalação está centrado no estudo dos processos psicológicos básicos: aprendizagem, motivação, percepção, memória, cognição e emoção. Por esta razão, desde a implantação do sistema de avaliação da pós-graduação no Brasil pela CAPES, vem sendo avaliada com nota máxima pelo comitê da área de Psicologia.
O estudo dos processos psicológicos é realizado levando em conta os desenvolvimentos da biologia do comportamento, nas áreas de genética, ecologia, fisiologia, neuroanatomia e farmacologia. O programa reúne cientistas da área básica e aplicada, visando a uma integração da pesquisa dirigida a todos os níveis de organização do funcionamento do cérebro e do sistema nervoso durante o processo de interação do organismo com o meio e a sua manifestação comportamental.
A organização interdisciplinar da grade curricular e das linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Psicobiologia leva em conta sua característica de intersecção de abordagens psicológicas e biológicas do cérebro e comportamento.
Foco do Programa
O curso de Psicobiologia, com o seu programa de Mestrado strictu senso, foram fundados em 1984, e seu doutorado passou a funcionar em 1989. Desde então tem recebido, todos os anos, a nota máxima da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação). O programa hoje estabelece uma extensa e profícua cooperação com centros internacionais de excelência e as pesquisas desenvolvidas por seus docentes, publicadas em periódicos de circulação internacional, vêm garantindo o nível de excelência do programa.
Até 31 de dezembro de 2020 foram defendidas 330 (trezentas e trinta) dissertações de Mestrado e 223 (duzentas e vinte e três) teses de Doutorado nas seguintes áreas:
Aprendizagem e Memória;
Comportamento Animal;
Genética e Evolução;
Motivação;
Neuroanatomia e Neurofisiologia;
Neuropsicofarmacologia;
Psicofísica e Percepção.
Para estimular o interesse na área de Psicobiologia, o programa oferece curso de Aperfeiçoamento lato sensu a estudantes de graduação e a recém-formados, bem como disponibiliza cursos na rede internet. Além disso, o desenvolvimento de projetos em área de ponta tem sido possível com a inserção de recém-doutores ao grupo de pesquisadores do programa.
2013 – 2016 = 06
2010 – 2012 = 07
* Clique aqui e acesse o relatório!
2009 – 2007 = 07
2004 – 2006 = 07
Coordenação e Comissão Coordenadora do Programa