A importância da conservação para a preservação de acervos

A conservação é uma área multi e  interdisciplinar que reúne conhecimentos e técnicas para a  preservação de acervos, sejam documentos, obras de arte ou livros.

Com o passar do tempo, materiais à base de papel sofrem um processo de envelhecimento, ou deterioração  físico-química, que pode ser acelerado por diversos fatores, tornando a conservação essencial para a manutenção de patrimônio.

Este texto oferece uma visão abrangente das melhores práticas e técnicas de conservação.

Entendendo os fatores que causam a deterioração de papel

O processo de deterioração do papel é influenciado por diversos fatores. Cuidado e conscientização são necessários para conservar efetivamente qualquer coleção. A conservação preventiva é vital para reduzir a velocidade dos processos naturais de deterioração, envelhecimento.

1. Condições Ambientais: A temperatura, a umidade relativa e a radiação podem acelerar a deterioração do papel. A conservação de documentos requer controle rigoroso das condições ambientais e das práticas .
  2. Forças físicas: Manusear e guardar incorretamente documentos ou livros pode causar danos irreparáveis. Portanto, é essencial  manusear, transportar e armazenar com cuidado um item ou um conjunto de itens.
  3. Pragas: Insetos, roedores e fungos podem causar danos significativos a qualquer coleção. A conservação preventiva e o armazenamento adequado podem evitar a infestação de pragas.

Diferentes técnicas de conservação

Na conservação de arquivos em papel, uma variedade de técnicas são aplicáveis, desde medidas preventivas até o  tratamento de danos mais avançados, comparativamente mais onerosos e arriscados.

1. Medidas preventivas básicas: minimização da exposição à luz ultravioleta, manutenção de um ambiente com temperatura e umidade apropriadas, evitar o contato direto com materiais potencialmente prejudiciais como fitas adesivas, elásticos, post it, grampos e clips,  entre outros.
  2. Tratamentos avançados: Para danos já existentes, profissionais qualificados podem realizar uma variedade de tratamentos. Isso pode envolver a desacidificação, remoção de manchas e preenchimento de perdas de papel.

A tecnologia na conservação moderna

Na era digital, a tecnologia tem desempenhado um papel crucial na conservação de acervos uma das principais técnicas empregadas é a digitalização. A reformatação de documentos físicos em digitais, os riscos associados ao manuseio são amplamente reduzidos proporcionando a preservação física dos materiais muito frágeis e/ou muito deteriorados.

Ela também permite uma maior acessibilidade ao acervo, já que os documentos digitais podem ser compartilhados e acessados facilmente de qualquer lugar. Entretanto, a reformatação para acesso deve seguir os requisitos da preservação digital (qualidade de captação, metadados) simultaneamente à preservação do material físico.

Cuidados básicos para preservar documentos

Preservar documentos de papel requer uma série de precauções básicas, especialmente em relação ao armazenamento. É vital para a conservação do papel manter os documentos em um ambiente com controle de temperatura e umidade.

1. Armazenamento adequado: livros e documentos devem ser guardados em locais livres de luz solar direta, poeira e mofo.
  2. Manuseio:  utilizar luvas ao manusear livros e documentos para evitar o contato direto com o papel.
  3. Organização: manter livros e documentos bem apoiados, sem empilhamento e compressão para prevenir danos físicos.

Os cuidados básicos podem parecer simples, mas são essenciais para a preservação de acervos de papel a longo prazo.

Conservação preventiva e seus benefícios

A conservação preventiva representa um papel crucial na preservação de acervos. Este conceito está baseado na constatação de que é muito mais oneroso tratar um dano do que evitá-lo. Além de minimizar os riscos ao patrimônio, que um dano ou a intervenção para tratá-lo representam.

As medidas de conservação preventiva podem incluir:

1. Uso de materiais específicos para embalagem e manuseio de livros e documentos. Redução da exposição a fatores ambientais prejudiciais, como alta umidade relativa e radiação, que podem acelerar a deterioração.
  2. Planejamento de ações para prevenir os riscos representados pelos agentes de deterioração como pragas, uma ameaça significativa para a integridade do papel.

Descubra o PMCA

O Projeto Manuel Correia de Andrade é formado por um conjunto de ações de preservação e extroversão do acervo homônimo, doado ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo pela família do acadêmico pernambucano Manuel Correia de Andrade.

Considerado um dos maiores acadêmicos brasileiros do século XX, Manuel Correia de Andrade (1922 – 2007) teve uma trajetória intelectual e profissional referência nas esferas universitária e institucional, bem como em uma vasta produção bibliográfica.

Suas pesquisas se refletem também na sua biblioteca pessoal — iniciada por seu pai e avô—, reunindo uma vasta variedade de volumes e periódicos.

Acompanhe o Projeto Manuel Correia de Andrade também nas redes sociais: Instagram | Facebook