Trabalho de Conservação

Como estratégia de preservação do acervo custodiado pelo IEB, além de higienização e catalogação, o Projeto Manuel Correia de Andrade se estende ao desenvolvimento de competências técnicas em conservação preventiva e de ferramenta digital auxiliar à gestão de acervos.

O fato de ser simultaneamente um centro de pesquisa e formação multidisciplinar em estudos brasileiros, referência na guarda de acervos pessoais de intelectuais e acadêmicos, confere ao IEB a condição de unir inovação e preservação, coleções originais em suportes tradicionais e coleções digitais integrando atividades de curadoria e extroversão.

Objetivos

O principal objetivo do Projeto Manuel Correia de Andrade é preservar um acervo constituído ao longo de décadas e composto por grande diversidade de volumes e temas para tornar a coleção um bem público, promovendo o acesso a um patrimônio documental sobre áreas das ciências humanas como economia, história e geografia, principalmente do Brasi

Conservação Preventiva

A conservação preventiva é uma disciplina desenvolvida para prevenir ou reduzir a deterioração através de medidas de intervenção nos bens culturais/coleções, no ambiente e na relação entre eles. É estratégico evitar o dano, principalmente em contexto de escassez de recursos humanos, materiais e financeiros.

A CP utiliza a análise dos riscos de deterioração e os respectivos métodos de controle nos diversos contextos: transporte/manuseio, reserva e exposição/extroversão. As principais ações de CP são multidisciplinares e envolvem: Plano de conservação; Inventário e diagnóstico da coleção; Análise e controle ambiental; Inspeção periódica e monitoramento; Treinamento de equipe; e Plano de Emergência, entre outras.

Terminologia da Conservação

A terminologia ou o conjunto de termos referentes à conservação tem a função de eliminar as ambiguidades, explicar significados e facilitar sua aplicação.

A terminologia é necessária em todas as etapas da conservação: identificação de danos produzidos por agentes de deterioração, elaboração de fichas de diagnóstico, descrição de ações em documentos e editais, compartilhamento de informação com pares, e muitas outras ações intrínsecas à gestão de coleções. Torna a informação organizada e aplicável.

Atualizações de conservação

Em breve mais atualizações do Projeto Manuel Correia de Andrade. Continue acompanhando nossas redes sociais para mais informações!