Irradiação Seminário

Assista a transmissão completa do IEBinário “Irradiação de obras em papel como tratamento de infestações: ação emergencial ou procedimento de rotina?”

Ontem (15), aconteceu  o  IEBinário “Irradiação de obras em papel como tratamento de infestações: ação emergencial ou procedimento de rotina?”, atividade de  difusão do Projeto Manuel Correia de Andrade.

O IEBinário foi apresentado pela conservadora-restauradora Fernanda Mokdessi Auada, graduada em História na Universidade de São Paulo, com especialização em preservação de papéis em instituições no Brasil e no exterior e Doutora em Tecnologia Nuclear-Aplicações pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN.

Fernanda Auada foi responsável durante 19 anos pelo Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta na ABER e Escola SENAI Theobaldo De Nigris de Artes Gráficas, Celulose e Papel e cursos de preservação. Trabalha com o coletivo Folio-Preservação de Acervos em projetos para instituições públicas e privadas e organiza cursos livres da ABER.

Durante a transmissão, Fernanda Mokdessi Auada falou sobre a diversidade de materiais que compõem os acervos de arquivos e bibliotecas, suas características, a falta de políticas de preservação e os principais tratamentos para acervos em papel atacados por fungos, insetos e outros agentes biológicos, aprofundando-se na irradiação ionizante.

Ela apresentou a pesquisa desenvolvida em seu doutorado, onde analisou os efeitos da radiação gama sobre papéis que passaram por uma enchente em 2010.

Ao final, a palestrante enfatizou a necessidade de priorizar as ações de conservação preventiva, que evitem a necessidade de intervenções de salvamento e recuperação, sempre mais arriscadas para o bem afetado e onerosas para a instituição.

Assista o conteúdo completo, disponibilizado no Canal do YouTube do IEB-USP, e compartilhe em suas redes sociais:

Descubra o PMCA

O Projeto Manuel Correia de Andrade é formado por um conjunto de ações de preservação e extroversão do acervo homônimo, doado ao Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo pela família do acadêmico pernambucano Manuel Correia de Andrade.

Considerado um dos maiores acadêmicos brasileiros do século XX, Manuel Correia de Andrade (1922 – 2007) teve uma trajetória intelectual e profissional referência nas esferas universitária e institucional, bem como em uma vasta produção bibliográfica.