Microbiologia_PMCA

Pesquisa de Microbiologia de Acervos no Projeto Manuel Correia de Andrade

O Projeto Manuel Correia de Andrade deu início, no dia 10 de abril de 2023, à atividade científica Pesquisa de Microbiologia de Acervos. A ação integra o trabalho de conservação do acervo do acadêmico brasileiro e você pode saber mais sobre o processo abaixo!

O que é microbiologia?

A microbiologia é uma área científica que estuda microrganismos, ou seja, organismos que só podem ser vistos a partir de equipamentos específicos, como o microscópio.

Diretamente ligada ao desenvolvimento tecnológico, a microbiologia teve como expoente pesquisadores como o inglês Robert Hooke, que em 1665 fez a primeira observação de microorganismos através de um microscópio rudimentar.

O cientista francês Louis Pasteur também foi um dos mais importantes nomes da área, sendo responsável, entre diversas contribuições, por descartar a teoria da geração espontânea, que apontava a possibilidade de a vida surgir a partir da matéria inanimada.

As pesquisas em microbiologia são fundamentais para diversas áreas da ciência, como a medicina, mas também podem ser aplicadas às áreas técnicas como a conservação de acervos.

Como a microbiologia funciona na conservação de acervos?

A ocorrência e recorrência de infestações por microrganismos em acervos do país é significativa em razão das condições ambientais, somatória das variáveis do clima tropical e subtropical, da grande variedade biológica e da falta de recursos das instituições para manter equipes e equipamentos que atuem no trinômio: prevenção, salvamento e mitigação.

O trabalho da Pesquisa em Microbiologia busca, através da metodologia científica, compreender a atividade microbiológica nos materiais reunidos e dos ambientes de acervos através da coleta de amostras e identificação para mapeamento dos comportamentos dos microrganismos presentes. A pesquisa tem o objetivo de subsidiar avaliações periódicas e ações para a manutenção da saúde das pessoas e da integridade dos materiais.

Microbiologia de Acervos no Projeto Manuel Correia de Andrade

Com duração de 18 meses, os principais objetivos da pesquisa no Projeto Manuel Correia de Andrade são:

  • Produzir e disponibilizar conhecimento sobre microrganismos presentes em acervos a partir da pesquisa de atividade microbiológica em livros da Coleção Manuel Correia de Andrade e dos ambientes de quarentena, processamento técnico e guarda;
  • Testar metodologia de diagnóstico de contaminação biológica, fortalecendo a prevenção por meio de subsídios às práticas de monitoramento, identificação e controle;
  • Colaborar para promover a adoção de diretrizes de biossegurança para proteção da equipe funcional dos acervos.

A pesquisa é realizada pela empresa de análise e consultoria em microbiologia e bioquímica ARCQ Scientific Consulting.