Santiago (Chile), 1949
Por Francisco Alambert
Pintor, desenhista e escultor, Cienfuegos Browne é um dos grandes artistas da Nova Figuração na América Latina. Aos catorze anos, ingressou nos cursos livres da Escola de Belas Artes da Universidade do Chile. Estudou arquitetura até que, em 1970, depois de realizar algumas exposições em Santiago, resolveu dedicar-se exclusivamente à pintura. Em seguida, mudou-se para o México para estudar na Escuela de Pintura y Escultura La Esmeralda. Trabalhou como auxiliar de arquitetura e ilustrador de textos para a Secretaria de Educação do Distrito Federal mexicano.
Realizou exposições individuais em 1972 e 1974, quando teve contato com os militantes da Nova Figuração, como José Luis Cuevas e Francisco Toledo, que deixaram marcas em seu estilo. Até seu retorno ao Chile, em 1975, esteve também em Buenos Aires e no Rio de Janeiro. A partir de então suas obras têm como protagonistas figuras humanas retratadas de forma irônica e às vezes caricatural.O artista também emprega suas formas figurativas na escultura, elaborada com diversos materiais.
Em 1975 e 1979, foi premiado em mostras no Chile. Uma exposição individual de seus trabalhos realizou-se no Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1976, e, no ano seguinte, outra na Galeria Bonino, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, começou a lecionar pintura na Escola de Arte da Universidade Católica do Chile. Em 1979, participou da XV Bienal de São Paulo, e, em 1980, foi premiado na II Bienal de Maldonado, no Uruguai. Em Nova York, participou da exposição coletiva Tradition/Innovation in Latin American Art, no Museu de Arte Hispano-Americana Mocha. Em 1988, expôs na galeria Aberbach Fine Art, de Nova York e, em 1990, na Feira de Arte Contemporânea do Grand Palais, em Paris.
Os trabalhos de Cienfuegos Browne foram apresentados na exposição coletiva Chile Today – Arte Contemporânea do Chile, no Museu de Arte Contemporânea Hara, em Tóquio, 1992, depois na Retrospectiva 1975-1998, do Museu Nacional de Belas Artes do Chile. Em 1999, o Museu de Arte Latino-Americana de Los Angeles apresentou a retrospectiva Two decades of painting. Em 2004, suas obras foram apresentadas na exposição coletiva Arte Chileno Traspasando Fronteras, que percorreu várias cidades, como Bucareste, Praga, Varsóvia, Istambul e Budapeste. O artista vive e trabalha no Chile.