Misquitos

Grupo indígena da Nicarágua

Por Orlando Núñez Soto

Um dos povos indígenas mais antigos da Nicarágua, os misquitos estão estabelecidos no norte da costa do Caribe. Durante o período colonial, esse grupo ficou sob a proteção da Coroa britânica, aliando-se aos ingleses contra os espanhóis que ocupavam a costa do Pacífico.

Nos primeiros anos do século XX e durante a Revolução Liberal, a região de La Mosquitia e seus habitantes misquitos foram incorporados ao governo central da Nicarágua. No tempo da ditadura dos Somoza, os misquitos trabalharam nos enclaves das companhias bananeiras, mineiras e madeireiras dos Estados Unidos, estabelecidos em suas comunidades. Em decorrência da presença dos ingleses e dos norte-americanos, esse povo indígena incorporou elementos de uma cultura anglo-saxã com influência da Igreja Morávia.

Nos tempos da Revolução Sandinista, os misquitos se levantaram em armas contra a revolução, em parte devido às políticas etnocentristas da cultura política de língua espanhola e católica dos mestiços do Pacífico, ponta de lança da Revolução Sandinista, em parte pela influência e instigação do governo norte-americano. Quando a Revolução Sandinista terminou, o governo revolucionário decretou um regime de autonomia para as comunidades étnicas e para os povos indígenas da costa do Caribe, considerados dos mais avançados da América Latina pelos especialistas. Atualmente, os principais líderes misquitos mantêm-se como aliados da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN).