Tontons Macoutes

João Alexandre Peschanski

Um Tonton Macoute exibe sua machete (Reprodução/ www.latinamericanstudies.org)

 

Nome dado aos membros da polícia política dos ditadores haitianos François e Jean-Claude Duvalier. Durante o regime duvalierista, os Tontons Macoutes receberam carta branca para reprimir todos os opositores. Os ditadores, como recompensa, garantiram-lhes bons salários e benefícios, tais como posse de terras e cargos para familiares.

Participaram da polícia duvalierista pequenos proprietários, militares e políticos em busca de poder. Os mais conhecidos foram Boss Peintre, Ti Cabiche e Taïfer. Estima-se que os Tontons Macoutes tenham assassinado mais de 50 mil pessoas entre 1957 e 1986. Intelectuais haitianos, como Gérard Pierre-Charles, consideram essa polícia como uma manifestação fascista do regime duvalierista, que só tem paralelo com a Gestapo do nazismo.

Um soldado e um Tonton Macoute (ao centro) nas ruas de Porto Príncipe. Em sua tradução literal do crioulo haitino, Tonton Macoute quer dizer “tio do saco” referência à figura do “homem do saco” ou “bicho papão” (Reprodução/www.latinamericanstudies.org)