Estudo da pós-graduação em GPP desenvolve framework para capacidades estatais em cooperação internacional subnacional
Fernanda Batista, egressa do PPG-GPP, publica artigo com a Prof.ª Patrícia Mendonça sobre Cooperação Descentralizada.
O artigo “Capacidades Estatais para Exercício da Cooperação Descentralizada por Governos Subnacionais”, publicado na Revista Gestão e Planejamento (G&P), é um dos resultados da dissertação de mestrado de Fernanda, intitulada “Capacidades estatais para realização da cooperação descentralizada por governos subnacionais: o caso do Estado do Pará”, defendida em 2025.
Segundo as autoras, a Cooperação Descentralizada envolve ações bilaterais ou multilaterais de cooperação, realizadas por entes subnacionais.
A principal contribuição do trabalho é a proposição de um quadro analítico inovador e detalhado que categoriza as capacidades estatais necessárias para a Cooperação Descentralizada.
O quadro apresenta aspectos mais específicos e práticos em relação aos recursos e habilidades que as instituições e os gestores políticos dos entes subnacionais precisam apresentar para que consigam desempenhar as diversas facetas da cooperação internacional descentralizada, a fim de desenvolver projetos e políticas públicas por meio de financiamento e parcerias internacionais, se tornando cada vez mais autonômico.
A publicação reforça a excelência e o impacto da pesquisa produzida no PPG-GPP da EACH/USP, colocando a produção acadêmica da Escola em evidência no debate sobre federalismo, gestão pública e relações internacionais.
Para ler a pesquisa na íntegra:
- Acesse o artigo publicado: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/9244
- Leia a dissertação de mestrado completa: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100138/tde-06052025-171637/
