Site da USP
\ Universidade de São Paulo - Sites > PPG-PSO IP-USP > PSO News > Destaques > GEMPS (Grupo de Estudos para Mestrado em Psicologias para USP)

GEMPS (Grupo de Estudos para Mestrado em Psicologias para USP)

O GEMPS foi idealizado e fundado em 2019 pelo psicólogo Rodrigo Santos, na época mestrando no programa de Psicologia Social e do Trabalho (PST) do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP), com o objetivo de promover a democratização e equidade de acesso à pós-graduação da universidade.

Nessa trajetória, em 2021, encontrou outros estudantes dos cursos de mestrado e doutorado do IPUSP que compartilhavam do mesmo desejo de combater as desigualdades sociais e, unindo forças, o grupo passou a ser composto pela colaboração voluntária de 15 estudantes da pós-graduação, delineando os contornos de um movimento estudantil.

Uma grande e importante parceria também foi concretizada com o programa de PST, que abraçou com grande entusiasmo os objetivos do grupo.

Com a filosofia de “não desistir; e quem entrar, ajuda outra pessoa a entrar”, nosso público alvo específico são pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, PCD, mãe solo e de baixa renda, que desejam prestar o processo seletivo para o curso de mestrado nos seguintes programas do IPUSP:

• Psicologia Social e do Trabalho (PST);

• Psicologia Clínica (PSC);

• Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PSA)

• Psicologia Experimental (PSE);

Os encontros são gratuitos e realizados através de duas modalidades:

• Encontros em Grupo: são estudados a bibliografia básica e específica de cada edital através rodas de conversas e seminários;
  • Encontros individuais auxiliamos a construção dos projetos de pesquisa;

Além disso, ajudamos na elaboração do Currículo Lattes, realizamos simulados das provas de conhecimentos específicos de psicologia, de inglês e das entrevistas.

As inscrições são abertas no mês de fevereiro de cada ano.

Dúvidas ou mais informações, por favor, entre em contato: gemps.usp@gmail.com