Site da USP

DEPÓSITO

Procedimentos

O trabalho final no curso de mestrado será na forma de dissertação, contendo os seguintes itens:

• Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
  • Contra Capa com nome da unidade, nome do autor, título do trabalho, nome do orientador, local e data;
  • Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
  • Resumo em Português – Abstract em Inglês;
  • Introdução; – Material e Métodos,
  • Resultados;
  • Conclusões;
  • Bibliografia;
  • Anexos;
  • Apêndices.

O trabalho final no curso de doutorado será na forma de uma tese, contendo os seguintes itens:

• Capa com nome do autor, título do trabalho, local e data;
  • Lista de Figuras, Ilustrações, Equações e tabelas;
  • Resumo em Português 13 – Abstract em Inglês;
  • Introdução; – Material e Métodos, – Resultados;
  • Conclusões;
  • Bibliografia;
  • Anexos;
  • Apêndices.

O depósito dos exemplares será efetuado pelo(a) candidato(a) no Serviço de Pós-Graduação até o final do expediente do último dia do seu prazo regimental.
Para o Mestrado, devem ser entregues 6 (seis) exemplares impressos da dissertação, sendo 5 (cinco) encadernados e 1 (um) em encadernação de capa dura, mais cópia da dissertação em formato PDF e seu resumo em formato DOC em meio digital.
Para o Doutorado, devem ser depositados 8 (oito) exemplares da tese, sendo 7 (sete) encadernados e 1 (um) em encadernação de capa dura, mais cópia da tese em formato PDF e resumo da mesma em formato DOC em mídia digital.
O depósito deverá ser acompanhado de carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa.
No curso de Doutorado, em alguns programas, juntamente com o depósito da tese, exige-se a comprovação de submissão de um artigo em co-autoria com o orientador, em revista nacional e/ou internacional arbitrada (verifique o regulamento específico do programa).
No caso de Mestrado, os alunos poderão substituir o comprovante de envio de artigo científico por comprovante de apresentação de trabalho científico em congresso nacional ou internacional da área.

Formas Adicionais de Avaliação de Alunos

Os alunos serão avaliados por seus relatórios anuais de atividades, apresentados conforme as instruções acima.
A avaliação dos Relatórios será realizada pela Coordenação do Programa, que emitirá um breve parecer e um resultado que poderá ser Aprovado ou Reprovado. Os critérios utilizados para a avaliação são:

• Andamento das atividades de pesquisa de acordo com o período vigente do relatório;
  • Progressão satisfatória das atividades de pesquisa, visando o término dos trabalhos no período estipulado pelo Regulamento;
  • Realização de atividades adicionais como participação em eventos científicos, organização de eventos, publicação de artigos científicos, entre outros, relacionados ao tema de sua Dissertação ou Tese.

Idiomas permitidos para redação e defesa de dissertações e teses

• Atendendo o artigo 89 do Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, todas as Dissertações e Teses deverão conter título, resumo e palavras-chave em português e inglês;
  • As Dissertações e Teses poderão ser redigidas e defendidas em português ou inglês, desde que em um mesmo idioma.

Nomenclatura do Título

O estudante de mestrado que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Mestre em Ciências”, no Programa: Neurociências e Comportamento.
O estudante de Doutorado ou Doutorado Direto que cumprir todas as exigências do curso receberá o Título de “Doutor em Ciências”, no Programa: Neurociências e Comportamento.

Links de interesse