Site da USP
Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
FacebookTwitterGoogle PlusYoutube

Apresentação

Histórico

 

As atividades acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP) tiveram início em 2011, quando ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso no Curso de Mestrado. No primeiro quadriênio completo de atividades (2013-2016), a Comissão de Avaliação CAPES atribuiu nota 4 ao Programa, avaliação reiterada pelo CTC/CAPES. O crescimento demonstrado pelo PPGEdu neste período foi fundamental para que, nos anos de 2017 e 2018, ações fossem desenvolvidas com vistas à construção do Projeto de Extensão para o Curso de Doutorado, aprovado em dezembro de 2018 pela CAPES, depois de ter sido também aprovado e chancelado pela USP. No primeiro semestre do ano de 2019 foi aberto o primeiro processo seletivo para o doutorado, que teve início em setembro daquele ano. Desde sua concepção, o PPGEdu assumiu como propósito formar profissionais e pesquisadores no campo da educação escolar e não escolar e docentes para a educação básica e superior, meta que foi reiterada para o Curso de Doutorado. Até o final do ano de 2024, foram titulados 220 mestres e 18 doutores; naquele ano, cursavam a pós-graduação 36 mestrandos e 79 doutorandos. A Estrutura Curricular do PPGEdu organiza-se em duas Linhas de Pesquisa: Linha 1 – Fundamentos Filosóficos, Científicos e Culturais da Educação, na qual são desenvolvidos estudos sobre as ciências que constituem as bases teóricas da educação, e Linha 2 – Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional, na qual são desenvolvidos estudos relativos a políticas educacionais e práticas escolares. Todo o corpo docente integra e/ou coordena grupos de estudos e de pesquisas, bem como laboratórios dedicados ao exame de temáticas situadas na grande área das Ciências Humanas, particularmente nas áreas da Educação, Sociologia e Filosofia, além de manter vínculos em âmbito nacional e internacional com coletivos de pesquisa multidisciplinares e parcerias com universidades públicas estaduais, federais e comunitárias. Desse modo, o Programa busca contribuir para a construção de um círculo virtuoso dedicado à formação de novas gerações de pesquisadores. O PPGEdu é financiado pela CAPES/PROAP e conta com bolsas Demanda Social.

O Programa tem como missão formar profissionais e pesquisadores no campo da educação escolar e não escolar e docentes para a educação básica e superior. A partir destas diretrizes, objetiva: a) qualificar profissionais para a pesquisa, a docência e a atuação em contextos, instituições, organizações e associações da área da educação; b) promover a produção do conhecimento no campo abrangente e plural da educação por meio de pesquisas de excelência; c) divulgar, em escalas nacional e internacional, os conhecimentos produzidos no âmbito do PPGEdu; e d) fundamentar a formação objetivada em princípios democráticos e inclusivos e por meio de práticas de participação da comunidade acadêmica em processos internos de comunicação e deliberação de objetivos.

Conceito CAPES

 

Na avaliação CAPES relativa ao quadriênio 2017-2020, o Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP-USP obteve nota 4.