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Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
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Produções

E-book

Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica

Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin-Franchi, Glaucia Maria da Silva Degrève, Noeli Prestes Padilha Rivas

Descrição: A formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autónomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional. O professor é a pessoa. E uma parte importante da pessoa é o professor (…). Urge por isso (re)encontrar espaços de interacção entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida. A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal.

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E-book

Ensinar História: currículo, práticas e sujeitos históricos

Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, Sérgio C. Fonseca

Descrição: A proposta de organizar uma coletânea sobre o ensino de História nos dias atuais está longe de ser uma escolha ocasional ou uma mera preferência epistemológica no amplo e complexo campo da educação brasileira. O conteúdo desse livro que organizamos — e que reúne as reflexões, experiências e propostas de pesquisadoras e pesquisadores, formadoras e formadores de professores e professoras e professores de História na Educação Básica — não poderia ser escrito em momento mais oportuno. Enquanto escrevemos essas linhas a educação brasileira dá mostras de estar passando por um dos mais delicados momentos de sua História. Por isso, um dos objetivos do projeto que resultou no livro ENSINAR HISTÓRIA: CURRÍCULO, PRÁTICAS E SUJEITOS HISTÓRICOS é propor reflexões que possam contribuir não só com o ensino de História, mas também com sugestões que colaborem para estabelecer um caminho em favor da educação brasileira por meio da prática da educação historiográfica(…).

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E-book

A interiorização da assistência à infância em São Paulo (1825-1950)

Sérgio C. Fonseca e Felipe Ziotti Narita

Descrição: Este livro é uma obra coletiva organizada pelos autores a partir da reescrita de texto publicado em outros momentos e de novos capítulos escritos especialmente para essa publicação. Desde o título, este livro pretende apresentar uma tese a respeito do processo de ingresso em áreas do interior de formas institucionais de assistência a crianças pobres e marginalizadas. Do ponto de vista cronológico, o livro apresenta capítulos encadeados de modo a apontar a ocorrência do processo de interiorização das formas de assistir a infância em São Paulo desde o início do século XIX até meados do século XX. Além disso, o livro apresenta a produção de estudos e pesquisas do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação (LEPINJE) dedicada a essa linha de estudos, bem como mostra os resultados das investigações do Projeto Temático “Dinâmicas de incorporação, mobilidade social e dominação no Oeste Paulista (1850-1950)”, apoiada pela FAPESP e no qual os organizadores participantes como pesquisadores associados.

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E-book

Camadas Populares e Sucesso Escolar: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural

Débora Cristina Piotto

Descrição: Argumentar-se-á aqui, como o faz Debora Piotto, que se interessar pelos processos que permitem a certos sujeitos sociais escapar da reprodução social e não percorrer os destinos e percursos escolares e sociais aos quais a sua origem social e as propriedades sociais de sua família pareciam predestiná-los, como no caso do próprio Pierre Bourdieu, não significa revogar ou invalidar as suas análises. Pelo contrário, significa pensar contra elas, no duplo sentido da palavra “contra”, ou seja, basear-se nelas e construir sobre elas, ao mesmo tempo em que se diferencia delas em uma oposição que nos convida a pensar além delas. O estudo e a análise dos processos pelos quais os casos de sucesso escolar são produzidos não se opõem aos processos que levam aos casos mais prováveis nos quais as teorias de reprodução se baseiam, mas devem nos permitir compreender melhor as mediações pelas quais se produzem tanto as exceções quanto às regularidades estatísticas. Neste livro, Debora Piotto nos apresenta um rico corpo de pesquisa baseado em entrevistas com estudantes originários de meios populares que tiveram acesso à Universidade de São Paulo, em cursos para os quais, nem as suas características sociais nem o início de sua escolaridade, os predestinariam.

Uma das principais características do estudo é a diversidade e a heterogeneidade das formações e experiências educacionais e universitárias das pessoas entrevistadas e das disciplinas que estudaram enquanto a maioria dos estudos e relatos desse tipo de trajetória improvável publicada na França diz respeito a pessoas que fizeram cursos e trabalharam no campo da literatura, filosofia ou ciências humanas e, portanto, estão familiarizadas com a palavra escrita e com a reflexividade associada a ela. O estudo tem o imenso mérito de mostrar que as modalidades mais frequentemente descritas ou que têm como objeto relatos e testemunhos desse tipo de trajetória as colocam sob o signo do sofrimento, da vergonha, da negação de si mesmo, dos sentimentos de traição, da anomia, da dissociação, da clivagem e ou até mesmo da patologia. Há, entretanto, como Debora Piotto nos lembra, outras formas subjetivas de viver um sucesso escolar improvável. Em contraste com o que chamei de abordagem “dolorista”, alguns trabalhos ou relatos parecem adotar o que poderia ser chamado de abordagem “conciliadora”, seja para dar conta das trajetórias reais ou para prever, por meio de hipóteses, as condições que tornam ou poderiam tornar possível um sucesso ou uma trajetória escolar improvável.”

Jean-Yves Rochex no Prefácio ao livro


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