Olá, pessoal!

Um dos maiores desafios da Astronomia é a distância entre nós, os observadores, e os objetos de pesquisa (a Lua, o Sol e as outras estrelas, os cometas). Você já pensou como podemos saber o que tem dentro de uma estrela e avaliar a evolução dela se não podemos trazê-la para um laboratório e dissecá-la, como os biólogos fazem com os seres vivos?

Pois hoje é dia de conhecer a espectroscopia, uma das ferramentas mais poderosas da Astronomia! Além disso, conheceremos mais sobre o que há de mais moderno em Instrumentação Astronômica!

E o melhor de tudo isso: você construirá o seu próprio espectrógrafo para poder explorar todas as fontes de luz ao seu redor. Acredite! Vamos deixar seu dia repleto de arco-íris!

Após a descoberta da espectroscopia foi possível descobrir a composição química e as características dos objetos celestes. Podemos inclusive saber sua temperatura e se ele está em movimento ou parado.

Siga o roteiro e assista esse vídeo curto para poder construir o seu instrumento! Anote tudo, faça uma decoração para dar seu toque especial e tire muitas fotos do seu trabalho incrível para compartilhar no nosso Discord! Vamos adorar ver seu trabalho.

Clique aqui para abrir o roteiro para a produção do Espectrógrafo!

E pronto! Chegou a hora de explorar todas as fontes de luz (menos o Sol e lasers, pois isso pode danificar a sua visão permanentemente) ao seu redor! Tente ver a diferença entre o que está observando. São espectros do contínuo ou com linhas? Será que dá para tirar fotos desses espectros formados dentro da caixinha? Quais seriam os elementos químicos que representam essas linhas espectrais?

Agora que você já explorou um pouco da luz utilizando espectrógrafos, que tal aumentarmos o poder de ampliação da nossa visão? Apesar de extremamente potentes, nossos olhos não são muito bons em distinguir e identificar objetos muito pequenos ou muito longes, e para isso, utilizamos equipamentos para amplificar o nosso poder de captura de luz: os telescópios. Quanto maior este equipamento for, mais longe conseguimos enxergar, e agora, estamos entrando na era dos Grandes Telescópios. Vamos embarcar nessa viagem juntos?

Se o nosso instrumento caseiro feito com uma caixinha e um pedaço de CD já nos rendeu tanta coisa legal, imagine aplicar a mesma técnica em instrumentos ópticos muito mais poderosos!

E quem veio falar com você sobre isso, além de contar sua trajetória, foi a Profª. Cláudia Mendes de Oliveira, professora do Departamento de Astronomia do IAG-USP e líder do grupo de instrumentação astronômica da USP. Ela co-coordena um dos maiores projetos astronômicos do mundo!

Ficou curioso para saber mais sobre o Telescópio Gigante Magalhães, ou nas siglas em inglês, GMT? Pois então, agora vamos saber mais sobre esse instrumento extremamente grande que está sendo construído para os cientistas do futuro, ou seja, para você também!

Talvez você deva estar se perguntando porque precisamos de telescópios tão grandes. Essa história é como ter uma bacia no quintal em dia de chuva: quanto maior a bacia, mais água conseguimos coletar. Dessa maneira, quanto maior o telescópio, mais luz conseguimos coletar, e assim podemos ver objetos mais distantes e menos brilhantes.

Além disso, como a luz demora um determinado tempo para chegar até nós aqui na Terra, podemos dizer que, quando observamos um objeto bem distante, a luz que observamos saiu de seu lugar de origem há muito tempo. Ou seja, quanto mais distante, mais antigo é. Isso é lindo não é? É como se estivéssemos olhando para o passado. E, se queremos saber como o Universo se originou e evoluiu até o que conhecemos atualmente, precisamos voltar no tempo, observando objetos tão longínquos que, por mais luminosos que sejam, para nós serão vistos como muito fracos. E essa é a função dos grandes telescópios.

Você já conhecia esses projetos? Ou melhor, sabia que o Brasil estava envolvido neles? E que diversos pesquisadores da USP utilizam esses instrumentos remotamente?

Pois o Prof. Dr. Eduardo Cypriano, do Departamento de Astronomia do IAG-USP é usuário de grandes telescópios para desenvolver sua pesquisa em uma das áreas mais intrigantes da Astronomia: a Cosmologia! É o estudo do Universo, tanto de sua estrutura como de sua evolução, passando inclusive por sua origem. Vamos então ouvir o que o Prof. Eduardo tem a nos dizer?

Você já tinha ouvido falar da tal da energia escura? Intrigante, não é mesmo? Parece que, quanto mais coisas são descobertas, mais questionamentos nós temos. E é justamente isso que move a Ciência: a paixão pela descoberta!

Abaixo, temos um livreto que resume muitos dos assuntos que já conversamos durante todos esses dias do Projeto Cecília. Você consegue identificar todos esses temas? É só clicar para começar a sua viagem.

E assim encerramos nossa jornada Astronômica! Mas calma que ainda tem mais!
Amanhã vocês vão conhecer outra área incrível das Ciências da Terra e do Universo – a Geociência!