O Cecilia é um programa criado em 2018 em colaboração com a “Banca da Ciência” dentro do programa “Aprender na Comunidade” da USP. Em 2019 ele se integrou às atividades de extensão do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) com o objetivo de difundir e popularizar as ciências da Terra e do Universo nas comunidades escolares.

Fundamentado na proposta de ensino não formal em ambiente escolar e nas ações de clubes de ciência no Brasil, as intervenções do Cecília preveem a abordagem de conceitos da astrofísica, meteorologia e geofísica na educação básica. Estas ciências, por possuir um enorme potencial interdisciplinar, são usadas como ferramenta motivadora para engajar os jovens nas diversas áreas correlatas.

Nossa missão é suprir a demanda por temas científicos, atuais e de fronteira, a compreensão do fazer científico, assim como diminuir a distância que existe entre as universidades e a população em geral, principalmente os jovens.

Em tempos de pandemia global, não podemos visitar as escolas e realizar as atividades com os alunos presencialmente. Dessa forma, resolvemos dar uma cara nova ao projeto durante esse período, para que possamos estar presentes mesmo que distantes, e continuar a divulgar a ciência moderna, atual, efervescente e de fronteira.