Hoje é dia de Geofísica! Espera aí… Geoquê?
Vamos lá: já se perguntou por que os terremotos acontecem? Ou como exatamente as bússolas funcionam? Afinal, que força misteriosa é essa que faz com que sua agulha aponte sempre para a mesma direção? E de onde vem essa força? Bem, a explicação está sob os nossos pés: tais fenômenos têm origem subterrânea, e o trabalho da Geofísica é estudar a estrutura, composição e os processos físicos que acontecem no nosso planeta, mais especificamente, no seu interior.
Não se preocupe, a Profª. Drª. Andrea Teixeira Ustra, geofísica do IAG/USP, se encarrega de esclarecer tais e outras questões que envolvem essa fascinante área do conhecimento no vídeo que fortemente sugerimos que assistam:
Viu como a Geofísica possui diversas aplicações que nos ajudam a compreender e resolver inúmeras questões cotidianas? É claro que para tantas questões assim são necessárias diferentes áreas que lidam com diferentes problemas. Nós vamos por enquanto explorar duas dessas áreas no decorrer das aulas: a Sismologia e a Magnetometria. Vamos lá?
Lembra da bússola? Seria possível reproduzir seu funcionamento com materiais relativamente simples que podemos encontrar em casa? Isso você terá que testar! Então… mão na massa!
Siga o passo-a-passo abaixo para um experimento bem sucedido:
Primeiramente encha uma vasilha ou pote com água (não precisa ser até a borda) e coloque em um ambiente fechado para que a circulação de ar ao redor não interfira no movimento da agulha. Atenção ao detalhe: o recipiente não pode ser metálico, de preferência use acrílico ou plástico. Espere até a água ficar totalmente parada.
Mais uma vez, delicadamente coloque a agulha para boiar na água parada do recipiente e espere ela parar de mexer. Quando ela estiver bem parada, tire uma foto, faça um desenho ou vídeo. Se preferir, utilize uma folha de papel com um desenho ilustrando o mesmo sentido da agulha parada.
A direção final da agulha mudou? A linha da água é o eixo Norte-Sul do campo magnético terrestre! Sua bússola está pronta!
Encontre uma forma de testar o resultado. Coloque ao lado uma bússola magnética ou se não tiver, utilize o sensor de um smartphone disponível, mas atenção: os sensores dos smartphones nem sempre apontam para a direção precisa devido à qualidade ou estado de calibração do sensor. Para calibrar antes de utilizá-la, mova o celular como mostra o GIF abaixo:
E aí? A direção da agulha corresponde a da bússola magnética real/do celular? Caso não tenha como comparar dessa forma, faça testes para verificar se ela retorna para a mesma posição que você marcou.
Agora discuta com seus colegas a respeito do experimento e com base no que aprendeu, tente buscar explicações para o que aconteceu!
Por hoje é só, amanhã vocês conhecerão a outra parte da Geofísica que a Profª Andrea falou pra vocês. Até mais!