Curso de Curta Duração 07: Estudos Latino-americanos: uma proposta de currículo decolonial na Educação Básica

Ministrantes:

Prof. Dr. Edson Antoni (coordenador) – Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFRGS; Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS

Profa. Ms. Evelin Cunha Biondo – Professora do Colégio de Aplicação da UFRGS

Ementa:

O curso possui como objetivo central constituir-se como um espaço de diálogo e trocas de saberes entre pesquisadores e educadores relacionados ao ensino da temática latino-americana na Educação Básica. Tendo como referência o componente curricular de Estudos Latino-americanos, implementado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir de 2015, buscaremos analisar o contexto latino-americano a partir de uma nova perspectiva pedagógica. A referida análise irá perpassar desde as pesquisas preliminares sobre o ensino de história latino-americana na Educação Básica, os fundamentos teóricos que serviram de base para a concepção e organização do componente curricular de Estudos Latino-americanos, culminando na apresentação e estudo dos materiais didáticos utilizados ao longo dos últimos anos.  O ensino da história latino-americana está presente nos Planos de Ensino elaborados para a educação brasileira desde meados do século XIX. É possível, contudo, perceber que, apesar de inúmeras mudanças ocorridas no transcurso de mais de um século, algumas características mantiveram-se inalteradas. Dentre estas características podemos identificar o caráter eurocêntrico das narrativas acerca da temática latino-americana. Repensar as temáticas latino-americanas, com base em novos referenciais teóricos e a partir de novas práticas pedagógicas, é, desta forma, de fundamental importância.

Desenvolvimento e Cronograma:

De 7 a 9 de maio – Das 9h às 10h30

Primeira sessão (07/05/2019) – O ensino de História Latino-americana nos livros didáticos. Análise dos conteúdos referentes à História Latino-americana presentes em Planos de Ensino, bem como, em diferentes coleções de livros didáticos distribuídos pelo PNLD.

Segunda sessão (08/05/2019) – O pensamento decolonial e uma proposta de inovação curricular. A partir das considerações do primeiro encontro e à luz dos referenciais do pensamento decolonial, apresentaremos o processo de constituição do componente curricular de Estudos Latino-americanos.

Terceira sessão (09/05/2019) – Os materiais didáticos do componente curricular de Estudos Latino-americanos. Serão analisados os materiais didáticos que foram produzidos e que estão sendo utilizados no transcurso dos últimos anos com os alunos da Educação Básica.

Bibliografia:

DIAS, Maria de Fátima Sabino (org.) História da América. Ensino, poder e identidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação. São Paulo: Loyola, s.d.

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LINERA, Álvaro García; WALSH, Catherine; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del Estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2014.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistêmica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Buenos Aires: Del Signo, 2014.

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QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Clacso, 2005

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (eds.). Epistemologías del Sur. Madrid: AKAL, 2014.