Grupos de Pesquisa Parceiros – Diversidade, Corpo e Saúde (Diversitas)

Pesquisadores do REATA inseridos no Grupo de Pesquisa "Diversidade, Corpo e Saúde" do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - DIVERSITAS/FFLCH USP

Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

Faz parte dos docentes que idealizaram e coordenam o Grupo de Pesquisa "Diversidade, Corpo e Saúde".

Participa realizando pesquisas, coordenando e participando de reuniões científicas, coordenando a organização de eventos. Orienta estudantes de Mestrado, Doutorado e supervisiona estudantes de Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (DIVERSITAS) da Faculdade de FIlosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Supervisão de Pós-Doutorado da Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

  • Concluídas

Solange de Freitas Branco Lima

Pedagoga, Psicopedagoga, Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento, Pós-Doutora em Diversidades, Direitos e outras Legitimidades. Atua como professora na área da Educação Especial na Educação Básica e em Cursos de Especialização.  Ministra palestras na área da Educação Especial e Práticas Pedagógicas. Trabalha no Atendimento Educacional Especializado na área de Deficiência Intelectual (AEE/DI) da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo-SP.

Pós-doutorado: Projeto: INCLUSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: aspectos da dança entre os corpos docentes e discentes com deficiência a partir da LDBEN 9394/96

Publicações decorrentes:

LIMA, Solange de Freitas Branco; ROCHA, Eucenir Fredini. INCLUSÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A AÇÃO DOCENTE JUNTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA.

LIMA, Solange de Freitas Branco; ROCHA, Eucenir Fredini. CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DA INSERÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

LIMA, Solange de Freitas Branco. As leis de inclusão no Brasil: aspectos da coreografia na dança entre os corpos discentes com deficiência e corpos docentes. In: Eucenir Fredini Rocha; Maria Inês Britto Brunello; Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza. (Org.). Escola para todos e as pessoas com deficiência: contribuições da terapia ocupacional. 1ed.São Paulo: Editora Hucitec, 2018, v. 1, p. 41-60.

ROCHA, Eucenir Fredini ; LIMA, Solange de Freitas Branco ; SOUZA, Camila C. B. Ximenes. Intersetorialidade: o que é preciso para Jorge sair do quarto e ir para a escola?. In: Eucenir Fredini Rocha; Maria Inês Britto Brunello; Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza. (Org.). Escola para todos e a pessoa com deficiência: contribuições da terapia ocupacional. 1ed.São Paulo: Editora Hucitec, 2018, v. 1, p. 193-206.

Orientações de Doutorado da Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

  • Em Andamento

 

Cristiane de Oliveira Figueiredo Rodrigues

Doutoranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades na USP, Mestra em Educação: Formação de Formadores pela PUC - SP. Graduada e Licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Pesquisadora na área da Educação - avaliação educacional, avaliação de políticas públicas, educação especial, educação inclusiva.

 

 

Daniela Oliveira de Carvalho Veríssimo e Melo

Professora Universitária e Terapeuta Ocupacional. Pesquisadora dos temas: Narrativas em Saúde; História das Ciências da Saúde; História Oral; História da Terapia Ocupacional; Participação Política Feminina; Movimento Estudantil; Redemocratização; Educação em Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde da Universidade Federal de São Paulo (2015). Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (2006). Possui ampla experiência profissional nos campos: Saúde Coletiva, Atenção Primária em Saúde, Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Publicações decorrentes:

MELO, D. O. C. V.. Entre Corpos Matáveis: Vozes da Terapia Ocupacional da USP (1958-1982). In: Marcio Bustamante; Hugo Nogueira. (Org.). Diversidade em Ação: Experiências de pesquisa e saberes partilhados. 1ªed.Embu das Artes: Alexa Cultural, 2022, v. , p. 101-112.

MELO, D. O. C. V.; ROCHA, E. F. . Pelo direito à memória: a composição de um acervo histórico da Terapia Ocupacional na USP. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2021, Brasília - Edição Virtual. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional, 2021. v. 1. p. 339-340.

 

  • Concluídas

Raphael de Jesus Pinto

Doutor em Ciências pelo programa de pós graduação interdisciplinar em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Graduado no Bacharelado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). É integrante do grupo de estudos "Corpo, Diversidade e saúde" do DIVERSITAS/FFLCH/USP e do REATA - Laboratório de Estudos e Pesquisa em Reabilitação e Tecnologia Assistiva. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP . Realizou trabalhos ligados a estimulação percepto motora em crianças com deficiência física na Unicamp.(2012-2013). Foi bolsista do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes - Unicamp (2009-2013).

Publicações decorrentes:

PINTO, R.J. Cartografias políticas do corpo: expressões discursivas e imagéticas acerca do corpo com deficiência [tese doutorado]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2022.

PINTO, R. J.. O corpo com deficiência: com a voz os atores políticos com deficiência.. In: BUSTAMANTE, Márcio; NOGUEIRA NETO, Hugo. (Org.). Diversidade em Ação Experiências de pesquisa e saberes partilhados. 1ed.Embu das Artes - SP: Alexa Cultural, 2022, v. , p. 45-66.
ROCHA, E. F. ; PINTO, R. J. ; ALMEIDA, M. C. . Deficiência e imigração: diversidade e atenção à saúde no município de São Paulo. In: Albuquerque, Renan; Bairon, Sergio; Alexino, Ricardo. (Org.). DIVERSITAS - Episteme. 1ed.Embu das Artes - SP: Alexa Cultural, 2021, v. 1, p. 109-128.
PINTO, R. J.. A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DISCURSO DE CONSELHEIROS. In: DAVINO, C. E; MARTINS, M. C.; SCHWARTZ, R. M. P. B.. (Org.). Identidade e reverberações interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Corpo Texto, 2018, v. 1, p. 7-18.

Orientações de Mestrado da Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

  • Em andamento

Adriã Ferreira da Silva

Mestrando no programa de pós-graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), investiga, através de sua pesquisa intitulada "Bicha preta da quebrada: um estudo sobre as relações sociais e políticas a partir da afro-homossexualidade e suas interseccionalidades", as múltiplas identidades, opressões e, sobretudo, perspectivas acumuladas pelo corpo homossexual negro afeminado e periférico, através da metodologia da história oral e dos estudos de raça, etnia, classe, sexualidade e gênero propostos a partir das teorias Queer e do Feminismo Negro. Atua como criador de conteúdo audiovisual, artivista e professor independente, focado na valorização, debate e promoção dos direitos humanos, especialmente nas frentes LGBTQIA+, negra e periférica.

 

Cintia Cristina Castellani

Pesquisadora e docente em Atenção Integral à Saúde (AIS), Gestão de Saúde, Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde, Serviços e Programas de Saúde, Sistemas de Saúde e Qualidade do Cuidado. - Mestranda na Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; especialista em Gestão de Saúde e Saúde Coletiva pela Santa Casa/ FGV; especialista em Neurologia (integração sensorial e neurociência) pela UNICAMP; especialista em Tecnologia Assistiva pela USP. Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina da USP. Certificada em Sistema Brasileiro de Acreditação/ ONA: Gestão de Risco e Segurança do Paciente/ Qualidade. Atua com foco em: QUALIDADE E GESTÃO - Modelos de Saúde Brasileiro, serviços e contratos de gestão, parceria público privada, organizações sociais de saúde (OSS) saúde pública e suplementar, operadoras de saúde. - financiamento, modelos assistenciais e qualidade dos serviços de saúde. - consultoria e implantação de serviços de saúde; - melhoria da qualidade, construção de processos, indicadores e acreditação de serviços de saúde (ONA, CQH e JOINT); - gerenciamento de projetos, gestão de pessoas; - forte atuação em análise de processos, ferramentas de planejamento estratégico e qualidade (BSC, PDCA, SWOT, PES, Ishikawa, Lean 6 Sigma e PMI).

Lúcia Emília Vieira Guedes

Tem dificuldade de locomoção e deficiência visual, com os seguintes quadros: Degeneração de Stargardt e Esclerose Múltipla. A deficiência faz parte de sua experiência pessoal, de sua atividade profissional e de sua militância política. Publicitária, com graduação em Publicidade pela Universidade Paulista (UNIP) em 1989, sócia- diretora da empresa Mila Guedes Consultoria, onde atua com diversidade e inclusão de pessoas com deficiência. É idealizadora do Milalá, ponto de encontro digital que elabora pareceres e análises de lugares acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo/FFLCH-USP

 

Luiz Carlos Lopes

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo e com especialização em Gestão Pública pela FESPSP. Atualmente é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo. Ocupou o cargo de secretário Adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, deficiência, cultura, políticas públicas, acessibilidade, violência e segurança pública.

 

 

Rossielsila C. C. G. V. Barbosa

mestranda no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo/FFLCH-USP.

 

Tássia Figueiredo da Costa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista(2017). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo/FFLCH-USP

 

 

  • Concluídas

Daniel de Oliveira

Publicações decorrentes:

Oliveira, D. OS DESAFIOS DA REGULAMENTAÇÃO DO GERENCIALISMO MUNICIPAL [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2016.

Co-Orientações de Doutorado da Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

  • Concluídas

Camila Cristina Bortolozzo Ximenes de Souza

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (2006). Foi aprimoranda do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP no programa de Aprimoramento em Cirurgia Plástica e Queimaduras (2007). É mestra em ciências pelo Programa de Pós Graduação em Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (2013). É doutora em humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2022). Atualmente trabalha como Docente e Terapeuta Ocupacional no Laboratório REATA - Laboratório de Estudos em Reabilitação e Tecnologia Assistiva do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão que abordam temas relacionados a Atenção Primária à Saúde/Estratégia de Saúde da Família, saúde da pessoa com deficiência, gênero, violência, educação e Tecnologia Assistiva.

Publicações decorrentes:

Souza, C.C.B.X. Desigualdades de acesso aos serviços de saúde no SUS: os direitos das pessoas com deficiência na periferia do capitalismo [tese doutorado]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2022.

 

Sueli Yngaunis

Professora Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, do Diversitas/FFLCH/USP (2019). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2000). Especialista em Propaganda e Marketing pela Cásper Líbero (1997) e em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cidade de São Paulo (2007). Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (1984). Presidente da Comissão de Acessibilidade e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade - NAce, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. É professora em cursos de graduação e pós-graduação desde 2001, atualmente é docente na Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Membro da Comissão Própria de Avaliação, CPA da UNICID desde 2007. Participou do Grupo de Pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política, no CRP-ECA USP, até 2012 (antes o grupo de pesquisa era vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Cásper Líbero). É autora de um capítulo do livro Comunicação e Política: capital social, reconhecimento e deliberação pública, organizado por Heloiza Matos e Ângela Marques.

Publicações decorrentes:

Yngaunis, S. A singularidade da pessoa surda se evidencia por meio da comunicação [tese doutorado]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.

Co-Orientações de Mestrado da Profª Drª Eucenir Fredini Rocha

  • Concluídas

Mateus Rosalvo de Oliveira Silva

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP) (2015) e mestrado em ciências através do programa Humanidades, Direitos e outras legitimidades (DIVERSITAS) pela mesma universidade. Atua como professor de História para o Ensino Fundamental e Médio na rede pública estadual, tendo também lecionado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como profissional da área da Educação desde 2012, realizou pesquisa de mestrado (2016-2019) sobre a Escola Pública Contemporânea abordando os temas: Relações de poder na escola, Estigma, formas de violência na escola pública, diferenças, discursos escolares e singularidades, através da pesquisa participante em campo e da abordagem etnográfica do cotidiano escolar.

Publicações decorrentes:

SILVA, M. R. O.. 'Ponha-se no seu lugar': processos de estigmatização de crianças na escola pública, a exclusão das singularidades e formas de reexistência [Dissertação de Mestrado]. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2019.